É padrão o Firefox vir integrado com vários buscadores, como o Google e Yahoo, e até com um dicionário. Mas a principal vantagem é o sistema de abas, que muda o método de gerenciamento de janelas. Ao invés de se abrir diversas janelas do navegador, o que requer muita memória do sistema, o programa cria pequenas abas em sua interface onde o usuário pode alternar entre as janelas.

CARREGANDO :)

Mikhail Koslowski é usuário do Firefox há quase um ano e deixou de usar o Internet Explorer pois buscava um programa mais prático, flexível e seguro. "O Firefox tem anti-pop-up e existe a possibilidade de configurá-lo do jeito que quiser." Para ele, após passado o período adaptação é difícil voltar para o antigo navegador.

O Opera, que também traz muitas das funcionalidades do Firefox, tem a vantagem de um inovador sistema de usabilidade. Algumas ações do programa podem ser feitas através de gestos com o mouse. Por exemplo, se você quer fechar uma janela, ou aba, ao invés de ir até o canto do monitor e clicar no botão de fechar, é preciso simplesmente fazer um "L"com o mouse e a janela se fechará. Além disso, os gestos podem ser criados pelo próprio usuário. "Ele é o único navegador a obedecer comandos de voz", ressalta Angel Hidalgo, gerente de TI.

Publicidade

Vendo seu monopólio aos poucos ser ameaçado e para reconquistar a boa reputação que tinha quando conseguiu desbancar o Netscape, a Microsoft prepara a sétima versão do IE, que incorpora diversas tecnologias encontradas nos seus principais rivais, como busca integrada, gerenciador de pop-ups e abas.