As incrições para a seleção Brasil 2007 do programa internacional de bolsas de pós-graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa - IFP) estão abertas até dia 21 de maio. A iniciativa oferece 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social (conheça os campos de atuação da fundação). As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior.
Podem participar profissionais com potenciais de liderança em seus campos de atuação, que pretendem prosseguir seus estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. O programa é implementado em diversos países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia - locais onde a Fundação Ford atua. No Brasil, a iniciativa, além de estar atenta à igualdade de gênero, destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.
A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, sendo incompatível com atividade remunerada. Somente serão aceitas remunerações apenas para atividades acadêmicas relacionadas ao projeto de dissertação ou tese, em situações específicas e com aprovação prévia.
Além da bolsa de estudos, o programa oferece diversos apoios. Para aqueles que ainda não estão matriculados na pós-graduação, a iniciativa pode oferecer assistência para a inscrição no processo de seleção. E mais, quando necessário, o programa apóia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto. Há auxílios também para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.
Veja como concorrer às bolsas
Os candidatos interessados em participar do International Fellowships Programa - IFP 2007 devem acessar o site oficial do programa ( clique aqui) e fazer o download do 'caderno de instruções para candidatura 2007', para conhecer as regras do processo seletivo. Em seguida, o candidato deve baixar o 'formulário para candidatura 2007', preenche-lo e enviá-lo, em duas cópias, exclusivamente por correio, à sede da Fundação Carlos Chagas (Avenida Professor Francisco Morato 1.565 - Jardim Guedala, em São Paulo. O CEP é: 05513-900).
Junto ao formulário de candidatura o interessado deve anexar o pré-projeto de dissertação ou tese (com, no máximo, dez laudas), o currículo e o comprovante de atuação em programas, trabalhos ou atividades comunitárias, voluntárias ou militantes. Além disso, é exigido cópia do histórico escolar da graduação, da carteira de identidade, da certidão de nascimento e da declaração do imposto de renda e duas fotos coloridas, em formato de passaporte, datadas e identificadas com o nome do candidato no verso. É preciso enviar, ainda, cartas de recomendação de um professor e de um profissional.
Os candidatos à bolsa de doutorado devem incluir também uma cópia da dissertação de mestrado, duas cópias do diploma ou certificado de conclusão do mestrado, duas cópias do histórico escolar do mestrado, duas cópias da inscrição no doutorado - caso já esteja inscrito - e duas cópias do currículo do orientador - caso já tenha escolhido.
A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford no Brasil. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento. A comissão nacional fará a indicação para o ingresso do candidato no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão final será tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova York (EUA).