O Google atingiu há poucas semanas o posto de mais valiosa empresa do mundo no ramo da mídia, com um valor contabilizado de suas ações em mais de US$ 81 bilhões, segundo matéria publicada na Gazeta do Povo desta segunda-feira.
A empresa, criada em 1998 pelos estudantes de informática norte-americanos Sergey Brin e Larry Page, deixou para trás empresas gigantes como Time Warner (US$ 78 bilhões), Viacom (US$ 55 bilhões) e Disney (US$ 54 bilhões). O concorrente mais próximo do Google, o Yahoo que também atua no segmento da internet tem seus papéis valendo por volta de US$ 48 bilhões.
Mas se engana quem pensa que esse sucesso é causado apenas por um simples buscador de páginas na internet. O site de buscas é, sem dúvida, o carro-chefe e a vitrine da empresa. Porém, desde sua entrada na Bolsa de Valores de Nova York, há onze meses, Page e Brin vêm acelerando a transformação de sua empresa em um verdadeiro laboratório de aplicativos e experiências de entretenimento on-line.
Da busca por artigos científicos e varredura de desktops por arquivos perdidos à impressão de livros de domínio público, a home page mundial do Google abriga hoje aproximadamente três dezenas de utilidades.