O Google, a maior empresa de mídia do mundo, e a gigante de informática Sun Microsystems anunciaram nesta terça-feira uma parceria que pode ameaçar a soberania da Microsoft no mercado de softwares para computadores pessoais. As empresas vão oferecer o sistema operacional Java da Sun através do maior site de buscas do mundo.
A Sun, por sua vez, vai incluir o Google Toolbar como uma opção para a versão desktop do Java.
O acordo prevê que as duas empresas "explorem oportunidades para promover e melhorar tecnologias da Sun, tais como o Java Runtime Environment e o pacote de produtividade de escritorio OpenOffice.org".
A Sun tem um amplo portfólio de software, incluindo o pacote de automação de escritório StarOffice, mas nunca conseguiu encontrar a melhor forma de levar o software para o consumo de massa.
O acordo permitirá que o Google ofereça ou crie softwares do StarOffice como alternativa para os usuários aos produtos da Microsoft. Qualquer pessoa poderá acessar os arquivos de Office da Sun pelo Google.
A Sun Microsystems mantém o projeto OpenOffice.org, um pacote de aplicativos de escritório gratuito e de código aberto, formado por editor de texto, planilha de cálculo, software de apresentação e outros programas. Por enquanto, um dos propósitos da parceria com o Google seria apenas o de promover o OpenOffice junto aos usuários.
- Trabalhar com o Google vai ampliar a oferta da nossa tecnologia, aumentar as opções para os usuários, diminuir barreiras e expandir participação no mundo - disse o diretor-executivo da Sun, Scott McNealy, no anúncio oficial da parceria à imprensa.
As ações da Sun subiram mais de 2% nesta terça e as da Microsoft, caíam 2%. Nessa segunda-feira, as ações da Sun já fecharam em alta de 6,6% com as expectativas em relação ao anúncio.
O executivo-chefe do Google Eric Schmidt disse que o negócio abre espaço para novas parcerias entre as duas empresas no futuro.