Explorando os temores em relação à gripe do frango, hackers criaram um vírus de computador que está se espalhando pela rede por e-mail através de um arquivo atachado supostamente com informações sobre a doença. O vírus, chamado Naiva.A, pode ser identificado pelas expressões em inglês "What is avian influenza (bird flu)" e "Outbreak in North America" no título da mensagem.
Quando o arquivo é aberto, o vírus modifica, cria e deleta outros arquivos. A praga também instala um programa que permite a manipulação do computador a distância por hackers.
O vírus, no entanto, não aparece no ranking dos códigos maliciosos que mais perturbaram o mundo em outubro. Na América Latina, a principal praga foi o Raserv.A, um tipo de spyware que permite a um hacker acessar o computador infectado de outra máquina. O Brasil foi o segundo país mais atingido por ele, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a empresa de segurança para redes corporativas Trend Micro.
Esse código malicioso foi seguido na região pelo Java_Bytever.A, pelo adware Lop.A e pelo PE_Parite.A.
No mundo, quem lidera o ranking dos piores códigos maliciosos de outubro é o componente de arquivo Java chamado Bytever.A. Ele vem se espalhando rapidamente por países como Estados Unidos, França e Reino Unido. A praga reside em um determinado site e explora uma vulnerabilidade do Windows e do Internet Explorer que permite aos hackers executar códigos maliciosos nas máquinas toda a vez que o usuário é redirecionado à página infectada.
Confira a lista das dez pragas que mais incomodaram usuários no mundo inteiro em outubro.
1. Java_Bytever.A
2. SPYW_Dashbar.300
3. HTML_Netsky.P
4. Worm_Netsky.P
5. SPYW_Gator.F
6. TSPY_Small.SN
7. PE_Parite.A
8. ADW_Lop.A
9. Troj_Dyfuca.I
10. Worm_Mofei.B