Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

IBGE recebe autorização para 3.638 temporários

O Ministério do Planejamento autorizou, nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar processo seletivo simplificado para contratação de até 3.638 novos funcionários, em caráter temporário. As vagas serão destinadas ao cargo de agente de pesquisa e mapeamento, com exigência do nível médio. A seleção ocorrerá para que se realizem pesquisas econômicas e sociodemográficas. As oportunidades deverão ser distribuídas por todo o país.

O concurso anterior ocorreu em 2007 e foi organizado pela Fundação Censgranrio. Ao todo foram 3 mil vagas para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento.

Oportunidades

No ano passado, o IBGE recebeu autorização para contratar 238 mil funcionários temporários que deverão atuar na realização do Censo 2010. As vagas serão para os cargos de recenseador, agente censitário municipal, agente censitário regional, agente censitário administrativo e agente censitário de informática. A primeira função exige que o candidato tenha concluído o ensino fundamental e as demais, o ensino médio.

Ainda não há uma definição sobre os salários das funções. Os contratos serão por prazo determinado, variando de acordo com cada cargo.

Outras seleções

Dois concursos autorizados para o IBGE entre 2008 e 2009 já estão em andamento. Um deles oferece 138 oportunidades de níveis médio e superior. Os servidores atuarão no Rio de Janeiro. Há 18 vagas ao cargo de supervisor de pesquisa e 120 a agente de pesquisa de telefone (nível médio). Os salários variam de R$ 600 a R$ 4 mil.

Outro concurso do IBGE ofereceu 219 vagas temporárias de nível fundamental e médio para a cidade de Rio Claro para o Censo Experimental 2009. A maioria das vagas foi para o cargo de recenseador (190), que exigia o nível fundamental.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros