O IDG Brasil divulgou uma pesquisa que indica as cem maiores empresas de informática do Brasil. O estudo "100 Maiores Informática" foi feito durante os meses de julho e agosto e incluiu, além dos segmentos de hardware e software, também o canal de distribuição. Os 100 maiores pesquisados faturaram R$ 24, 2 bilhões em 2004, representando um crescimento de 17% em relação a 2003. Em dólar, o crescimento foi de 25%.

CARREGANDO :)

O segmento de hardware continua respondendo pela maior fatia do faturamento do setor de informática, com 17,7 bilhões de reais, enquanto as empresas de software faturaram 4,4 bilhões de reais e as de distribuição, 2,1 bilhões de reais.

"As empresas que compõem o estudo representam apenas a ponta de um iceberg formado por milhares de empresas. Os três grandes mercados avaliados - hardware, software e canal de distribuição - foram subdivididos em vários segmentos, num total de 32 categorias. Em um trabalho criterioso, foram analisadas informações como balanços financeiros, evolução histórica, estratégia de atuação comercial e desempenho nos últimos anos, fornecidas por cerca de 180 empresas, assim como dados disponíveis na mídia e junto a consultores e analistas de mercado.

Publicidade

Para definir os destaques em cada uma das categorias, o crescimento de faturamento teve o maior peso (55%), seguido da participação de mercado (35%). Dentre as empresas vencedoras estão a IBM, que abocanhou a maior parte das indicações como a maior empresa de segmentos como número de servidores, banco de dados e automação comercial, além da HP (desktop, impressoras, servidores Risc e handhelds), MicroStrategy (Business Intelligence), SAP (Gestão Empresarial High End) e Toshiba (notebooks).