O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse que a indústria brasileira, passou por um momento difícil, de baixo crescimento nos anos 90, mas acabou melhorando a sua produtividade e "está agora pronta para a briga".

CARREGANDO :)

Em seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Mantega afirmou que a partir de 2003 a indústria passou a ter um crescimento virtuoso, com aumento expressivo de produtividade. Pelos seus cálculos, entre 2004 e 2005, por exemplo, houve crescimento médio de 5,88% ao ano da indústria. A produtividade cresceu 4,88% no período.

- A partir da ótica do BNDES, que faz uma radiografia das empresas, conhece cada empresa com detalhe, a empresa brasileira está hoje mais forte do que nunca: alcançou um nível de produtividade grande, de competividade grande. E está pronta para a briga, está pronta para ganhar a batalha, desde que as condições macroeconômica estejam favoráveis a isso-disse.

Publicidade

O presidente do BNDES explicou que a abertura econômica prejudicou alguns setores, mas acabou estimulando um processo de produtividade. Ou seja, quem conseguiu resistir à abertura acabou se fortalecendo e "crescendo ainda mais do que alguns países avançados e asiáticos".

- Houve industrialização, houve retrocesso, pautado em grande parte pelo baixo crescimento da economia. Porém, a indústria que resistiu se fortaleceu e ganhou produtividade-comentou.