Estão abertas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) as inscrições para candidatos a bolsistas de doutorado nos Estados Unidos. O prazo termina no dia 1.º de agosto. O programa de bolsas da Capes é realizado em convênio com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright).
Os interessados devem ser brasileiros, ter diploma de nível superior e comprovado desempenho acadêmico. Devem ainda apresentar projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil, dirigidos a instituições norte-americanas de excelência. As bolsas terão início no segundo semestre de 2006.
De acordo com o site da Capes (www.capes.gov.br), o programa dobrou o número de bolsas concedidas, de 35, em 2004, para 70, a partir de agosto próximo. "Esse aumento foi ocasionado tanto pelo crescimento da demanda qualificada para doutoramento nos Estados Unidos, por intermédio do programa Capes/Fulbright, quanto pela disponibilidade orçamentária", conta a coordenadora-geral de cooperação internacional da Capes, Maria Luíza Lombas.
Além desse programa, voltado especificamente para os Estados Unidos, a Capes oferece bolsas de doutorado em outros países. O período de inscrições deverá ser divulgado no início do próximo semestre.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião