O Ministério do Planejamento está analisando o pedido feito pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) para a abertura de concursos com 3 mil vagas. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência Social, se o pedido for aprovado serão oferecidas mil vagas para o cargo de perito médico e 2 mil para as funções de analista e técnico do Seguro Social o órgão não informou como essas ofertas serão distribuídas.
Apesar da realização de novos concursos ser ainda uma expectativa, os interessados em uma das carreiras da autarquia federal já devem iniciar os estudos, pois os prazos de validade das últimas seleções, realizadas em 2006 (perito) e 2008 (técnico e analista), expiram em 2010. Dessa forma, o Ministério do Planejamento deve autorizar o preenchimento de novas vagas em breve.
Em 2006, o INSS publicou edital para preencher 1,5 mil vagas de perito médico. Para concorrer, era necessário que os candidatos tivessem concluído o curso de graduação em medicina. O edital de técnico e analista do Seguro Social foi divulgado no fim de 2007 e oferecia 2 mil oportunidades para as duas funções. Para concorrer a uma das vagas de técnico era necessário que o candidato tivesse, apenas, concluído o nível médio.