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A seguinte história trata de um procedimento bastante comum, no qual as empresas de hoje investem: o processo de integração para funcionários. Optei por reforçar o valor dessa medida em virtude de sua importância para o crescimento das organizações e para o sucesso dos profissionais.

Carlos, representante comercial, estava muito contente por ter conseguido agendar um horário com o diretor administrativo de uma multinacional, oportunidade pela qual esperava havia muito tempo. Enquanto aguardava o atendimento, notou que o segurança e a recepcionista, ambos de semblante tranqüilo, pareciam muito satisfeitos em suas respectivas funções.

Quando Carlos foi chamado pela recepcionista, ficou surpreso ao avistar o próprio nome na relação de visitantes do dia. Com um sorriso simpático, a atendente completou a identificação do profissional e lhe entregou um folheto com as normas de segurança da empresa e as instruções para os casos de acidente. Depois, com uma cordialidade surpreendente, a moça lhe forneceu um livreto no qual constavam os valores comportamentais e os projetos de responsabilidade ambiental mantidos pelo grupo. Ao entregar o material, a recepcionista mencionou orgulhosa: "Essas normas vão ajudá-lo a se sentir melhor em nossa companhia."

Entusiasmado com a hospitalidade demonstrada, Carlos fez questão de transmitir suas impressões ao diretor, que o recebeu em seguida. Durante sua conversa com o executivo, Carlos questionou como era possível ter pessoas tão satisfeitas como colaboradoras. Afinal, havia visitado dezenas de empresas daquele porte e jamais tinha visto tamanha harmonia entre colegas de trabalho.

"O segredo está na etapa de integração", contou-lhe o diretor. "Consideramos muito importante a orientação inicial dirigida a um funcionário. Bem feita, ela vai influenciá-lo por toda sua trajetória organizacional. Para isso, o direcionamento dado deve atender a objetivos muito relevantes, como reduzir o tempo de aprendizagem, criar condições para que o empregado atinja o desempenho esperado e, principalmente, gerar disposição para o trabalho", complementou.

O mesmo diretor disse, ainda, que as instruções iniciais faziam parte de um processo contínuo, que envolvia toda a equipe e fornecia conhecimentos técnicos e conceituais. Citou, então, a conduta da empresa de receber todos, sem exceção, de braços abertos. Naquela multinacional, os novos profissionais ganhavam uma espécie de padrinho, cujo papel era assegurar o sucesso e o bem-estar do novo colega, apresentar a ele os setores, os companheiros de trabalho e as metas de médio e longo prazo do grupo. Dessa forma, o recém-chegado tinha condições de se preparar para o futuro e de compreender as mudanças necessárias para a conquista dos propósitos estabelecidos. "Por isso", concluiu, "consideramos a integração e as orientações iniciais um tipo de compromisso com o êxito das pessoas e da organização".

Depois de ouvir toda essa explicação, Carlos não resistiu e perguntou: "Há alguma vaga para mim nesta empresa?"

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O período de integração é extremamente importante para que o profissional seja produtivo no grupo, pois é durante essa fase que o colaborador assimila os conhecimentos necessários para o exercício de sua função. Da mesma forma que aprende os conceitos operacionais, o colaborador também absorve a cultura organizacional e consegue se relacionar melhor com os novos colegas.

Para a empresa, o tempo dispensado à integração não é perdido, já que o indivíduo que recebe orientações iniciais tende a cometer menos erros no decorrer de suas atividades. Portanto, a integração deve ser valorizada por todas as empresas, independentemente de porte ou ramo de atuação, visto que os benefícios dessa providência são comprovados nas organizações que a adotam.

SAIBA MAIS...

Aprendizado e solidariedade

Desde 2001, o Centro Universitário Positivo (Unicenp) mantém e administra em Curitiba a Creche Vila Sandra, localizada próxima à instituição. A creche é vinculada à Fundação de Ação Social (FAS), mas em virtude de uma parceria mantida entre a faculdade e a prefeitura, vem sendo coordenada pelo curso de Pedagogia do Unicenp. É ele que formula todo o projeto pedagógico e que responde pela educação e pelos cuidados integrais de 126 crianças carentes, em idade entre 0 e 6 anos. Tanto professores quanto alunos de Pedagogia atuam na creche. Estudantes de diversas outras áreas participam desse trabalho, fazendo dele uma experiência acadêmica enriquecedora: alunos de Odontologia repassam técnicas de higienização dos dentes; já os de Educação Física promovem jogos educativos entre as crianças; e o curso de Publicidade e Propaganda realiza campanhas de divulgação externa.

Bernt Entschev é presidente do Grupo De Bernt. Empresário com mais de 36 anos de experiência junto a empresas nacionais e internacionais. Fundador e presidente do grupo De Bernt, formado pelas empresas: De Bernt Entschev Human Capital, AIMS International Management Search e RH Center Gestão de Pessoas. Foi presidente da Manasa, empresa paranaense do segmento madeireiro de capital aberto, no período de 1991 a 1992, e executivo da Souza Cruz, no período de 1974 a 1986

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