Um estudo inédito divulgado nesta terça-feira mostra que os investidores e os gestores financeiros já usam mais a internet do que revistas especializadas para buscar informações sobre investimentos. Uma das principais conclusões do estudo 'Site Fácil - Melhores Práticas para Relações com Investidores', realizado pelo Ibope Inteligência, é de que as empresas com ações listadas em bolsa precisam melhorar seus sites de relacionamento com o mercado, diante do crescente uso da internet entre os investidores e o elevado número de usuários residenciais que utilizam a rede para obter informações financeiras.
O estudo foi realizado com dados de diversas empresas do Grupo Ibope e análise dos sites das 20 maiores companhias em volume de negócios listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Umberti, destaca que uma pesquisa feita para a Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid) mostrou a relevância da internet para os investidores brasileiros.
- Cerca de 15% das pessoas físicas que realizam investimentos mencionaram a internet como uma das principais fontes de informação sobre o assunto. Entre os executivos responsáveis pelos investimentos das empresas, o uso é ainda mais alto,atingindo 21%, superior inclusive ao das revistas de economia e finanças, com 18%.
Segundo dados da Bovespa, o volume de transações realizadas pelo Home-Broker (sistema de compra e venda de ações pela web) já equivale a 5% do total negociado. Dados do Target Group Index, do grupo Ibope, mostram que nos últimos cinco anos o número de investidores em ações que utilizam a web com freqüência saltou de 32% para 71%.
Umeerti, do Ibope Inteligência, destaca as áreas de Relações com Investidores dos sites de Petrobras, Bradesco e Embratel como aqueles que apresentam maior conformidade com os princípios básicos de design e conteúdo para esta modalidade de uso da Internet.
- Analisamos 35 características fundamentais para a usabilidade da área de Relações com Investidores, englobando as categorias acesso, links, design, ferramentas específicas para Relaçõescom Investidores e estruturação do conteúdo. Mesmo os sites que apresentam as melhores práticas possuem alguns problemas básicos, como presença de banners desnecessários, imagens pesadas e páginas desnecessariamente extensas - diz Umberti.
De acordo com o Ibope NetRatings, 4,5 milhões de brasileiros visitaram sites de bancos, empresas de cartão de crédito e informações financeiras em junho.
- Boa parte destes usuários pertence às classes A e B, com alguma disponibilidade financeira para investimentos. Certamente é do interesse das corretoras ligadas aos bancos, bem comodas empresas listadas em bolsa, sensibilizar estes internautas sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado acionário - observa Umberti.
Os dados de acesso em outros países mostram que a categoria de compra e venda de ações online está diretamente relacionada com o tamanho do mercado de capitais. Nos Estados Unidos, 13,9 milhões de pessoas utilizaram sites de compra e venda de ações em junho.