As empresas paranaenses estão gastando 17,5% a mais com publicidade, segundo matéria publicada na Gazeta do Povo desta quarta-feira. A comparação foi feita entre os primeiros seis meses de 2004 e 2005, numa pesquisa realizada pelo Ibope Mídia. O número representa um acrescimo de R$ 477 milhões. Mesmo assim, o crescimento no estado é menor do que o nacional, que foi de 20,1% no mesmo período.
Na pesquisa nacional, as tevês abertas continuam com a maior fatia dos investimentos(49%), totalizando R$ 7,542 bilhões nesse tipo de receita. Porém o destaque é o crescimento da publicidade nos canais de tevê por assinatura, que foi de 26,3%. O aumento acompanha o crescimento no número de assinantes do serviço, que deve chegar a 4 milhões até o fim do ano, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
A concentração de investimentos estende-se também às praças de veiculação. São Paulo recebe 36,5% das verbas publicitárias do país. Curitiba é apenas a sexta cidade em faturamento, ficando atrás também de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.