O Instituto Rio Branco (IRB), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, deve lançar, em breve, novo edital de processo seletivo para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.
Na última semana, o Instituto contratou a Fundação Universidade de Brasília para ser a organizadora da seleção. No início de 2008, o órgão realizou concurso para preencher 115 vagas de diplomatas. Para concorrer, era necessário que o candidato tivesse, entre outros requisitos, curso superior completo. O salário oferecido foi de R$ 7.751,97, e a taxa de inscrição custou R$ 120.
O processo seletivo também foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a avaliação constou de quatro fases. Na primeira, o candidato passou por uma prova objetiva abrangendo questões das disciplinas de Português, História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Direito e Direito Internacional Público e Noções de Economia.
As etapas seguintes foram de provas escritas envolvendo as disciplinas a seguir: 2ª fase Português; 3ª fase História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Direito e Direito Internacional Público e Noções de Economia; 4ª fase prova em uma segunda língua estrangeira, em que o candidato poderia optar por Alemão, Árabe, Chinês (Mandarim), Espanhol, Francês, Japonês ou Russo.
Na ocasição, Curitiba foi um dos locais de aplicação das provas.