Shi Heng Xia é uma chinesa de 28 anos, roliça para padrões orientais, desempregada e que pretende cursar administração de empresas depois de ter tentado se formar em engenharia, sem sucesso, no interior da China. Para os aflitos padrões ocidentais, Shi poderia ser considerada uma ninguém, uma loser, diriam os competitivos americanos.
Entre os jovens chineses, no entanto, Shi Heng Xia é conhecida como Irmã Furong, uma verdadeira celebridade. A fama de Irmã Furong (ou Flor de Lótus, como gosta de ser chamada) vem da internet, mais especificamente de seu blog, o Furong Jiejie (www.furongjiejie.blogchina.com), um dos diários virtuais mais lidos no ciberespaço chinês hoje, com cem mil acessos diários.
Ousadia
Segundo a GAzeta do Povo desta segunda-feira, o que faz o sucesso de Flor de Lótus entre os chineses explica Fang Xingdong, dono do BlogChina, o hospedeiro do blog é um misto de texto simplório (histórias comuns do dia-a-dia de uma jovem estudante e desempregada), fotos em poses sensuais, olhares lânguidos e uma inacreditável falta de modéstia para falar sobre homens, flertes e um arrasador poder de sedução. Para a China, é muita ousadia.
"Esta é uma faculdade de engenharia, onde naturalmente há um número pequeno de mulheres", diz ela num post. "No primeiro dia em que fui me registrar, minha figura incomum e meu temperamento chocaram a pequena universidade de dois ou três mil estudantes. Eu não podia agüentar aquele bando de homens me seguindo dentro e fora da sala de aula".
Diz outro trecho: "Sou uma garota objetiva com um rosto agradável, uma estampa sexy, roupas originais e personalidade agressiva. Conseqüentemente, os homens se sentem atraídos por mim. Mas eu me sinto muito só. Minha aparência moderna passa uma falsa imagem de que sou avançada e sofisticada. Na verdade, o que surpreende as pessoas é que em meu sangue flui toda a excelência de uma mulher tradicional".
"Qualquer um hoje, a despeito de suas habilidades ou motivações, tem o poder de atrair público na internet. A China vive atualmente uma nova era de celebridades nascidas na rede, um território que seduz com vários apelos", diz Fang Xindong, que se achava o blogger mais conhecido da rede na China até que alguém lhe falou de Irmã Furong e, antes dela, Mu Zimei.
Esta última é outro fenômeno de audiência na internet chinesa (www.yourblog.org/ Blogger/20042/CKXP_3510. html), também na casa dos cem mil acessos diários. Mu Zimei, de 27 anos, estourou em 2003 ao abrir um blog com suas crônicas sexuais apimentadas, atraindo a atenção do governo, que tirou o site do ar meses depois.
Realidade
Ao vivo e a cores, Flor de Lótus confirma sua figura singular. Disfarça o ego enorme com uma teatralidade ao estilo das mulheres chinesas, que riem cobrindo a boca e que mantêm sempre os olhos baixos, como se uma timidez absurda a impedisse de erguer a cabeça. As sobrancelhas fazem uma dança engraçada, emoldurando o rosto rechonchudo.
"Comecei postando minhas fotos e breves comentários num BBS da universidade, há pouco mais de dois anos. Isso logo chamou a atenção dos outros estudantes. Minha franqueza sobre a dura vida dos jovens de Pequim deve ter seduzido as pessoas", conta ela, desprezando o poder de atração, sobre os homens chineses, de suas fotos em poses inusitadas e de sua intenção de arrumar um namorado. "Até que o dono do BBS me sugeriu criar um blog, o que eu fiz ano passado. As pessoas foram comentando com as outras e hoje eu sempre sou reconhecida nos lugares por onde ando."
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”