TÓQUIO - A Comissão de Segurança de Alimentos do Japão informou nesta quinta-feira que aprovou uma redução da proibição de dois anos imposta pelo governo à importação de carne do Canadá e dos Estados Unidos devido ao mal da vaca louca. A decisão abre caminho para que sejam retomadas parcialmente as importações neste mês.
Ao finalizar um relatório feito por um subcomitê em outubro, a comissão concluiu que a carne do gado norte-americano de até 20 meses de idade tem um risco muito pequeno de conter o mal da vaca louca.
O governo japonês disse que rapidamente vai abrir as fronteiras para a carne de gado americano jovem se a comissão der uma aprovação formal, enquanto vai manter a proibição para a carne do gado mais velho.
A imprensa japonesa informou nesta semana que o governo vai anunciar oficialmente na próxima segunda-feira o abrandamento da proibição.
O Japão proibiu a importação de carne americana e derivados em dezembro de 2003, depois da descoberta do primeiro caso de mal da vaca louca nos EUA, no estado de Washington.
Antes da proibição, o Japão era o principal importador de carne dos Estados Unidos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião