A Klabin, maior fabricante de papel de embalagem da América Latina, anunciou nesta quinta-feira, o investimento de R$ 1,5 bilhão na ampliação de sua fábrica de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais. Com a ampliação, a unidade paranaense se posicionará entre as 12 maiores indústrias de papel cartão (matéria-prima de vários tipos de embalagens) do mundo. As informações são do repórter Valimr Denardin, da Gazeta do Povo.
O anúncio foi feito em São Paulo pelo diretor geral da empresa, Miguel Sampol. Segundo ele, o investimento deverá ser aprovado no primeiro trimestre de 2006. Como o processo de implantação é de 20 meses, a produção começará em 2008. Com a expansão, a unidade de Telêmaco Borba, batizada pela companhia como Monte Alegre, aumentará sua produção das atuais 700 mil toneladas anuais para 1,1 milhão de toneladas anuais. Serão contratados 300 funcionários, que se somarão ao atuais 4 mil.
Segundo Sampol, o principal foco dessa expansão será o mercado externo. Hoje, um terço da produção da fábrica é exportado e a empresa responde por 75% dos embarques brasileiros de papéis para embalagens. A partir da ampliação, o volume exportado absorverá dois terços da produção. "Temos grandes mercados para esse produto, como Argentina, China e Cingapura", afirmou o principal executivo da companhia, de capital 100% brasileiro. Os produtos da Klabin chegam a mais de 50 países.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião