O consumo per capita de bebidas alcóolicas é menor nos países latino-americanos do que na Europa, América do Norte e nos países mais desenvolvidos da Ásia, reportados no Relatório 2004 sobre o tema da Organização Mundial de Saúde (OMS). O consumo per capita é menor também em relação a muitos dos países em desenvolvimento da Europa.

CARREGANDO :)

Os dados da OMS são calculados para a população acima de 15 anos de idade. Somam fermentados (cerveja, vinho e outros) e destilados e incluem o consumo registrado e a estimativa do que não é registrado oficialmente. Em alguns países os dados não registrados são significativos, pois há grande oferta de produtores independentes e domésticos, destaca a entidade.

No relatório 2004, o consumo per capita anual no grupo A das Américas (Estados Unidos, Canadá e Cuba) é de 9,3% e o grupo B (Brasil e México) aparece com 9 litros, seguido pelo grupo C (Bolívia e Peru) com 5,1 litros.

Publicidade

O líder de consumo mundial de álcool é o grupo Europa C (Federação Russa e Ucrânia) com 13,9 litros por pessoa, seguido pelo Europa A (Alemanha, França e Reino Unido), com 12,9 litros por pessoa. O grupo do Sudeste do Pacífico (Japão e Austrália) aparece com 8,5 litros. Todos os demais grupos registram consumo abaixo de 7 litros.

O Brasil não figura na tabela em que a OMS destaca os 20 países com o maior consumo de cervejas, vinhos e álcoois separadamente, somando países. Os líderes de consumo per capita anual de cerveja são República Tcheca e Irlanda, os de vinhos são Luxemburgo, França e Portugal e os de destilado são República da Moldávia e Federação Russa.

Na lista completa de países pelo consumo de álcool puro, o Brasil aparece na 81ª posição, com 5,32 litros per capita. O líder é Uganda (19,47 litros), seguido por Luxemburgo (17,54 litros). Nenhum país da América do Norte ou da Europa tem consumo per capita de álcoois puros inferior ao do Brasil.

Na Europa, a França registra consumo de 13,54 litros, Alemanha de 12,89 litros, a Espanha de 12,25 litros e Portugal 12,49 litros. Na América do Norte, os Estados Unidos lideram com 8,51 litros, seguidos pelo Canadá (8,26 litros) e o México, com consumo inferior ao do Brasil, com 4,62 litros. Na América do sul, a Argentina encabeça a lista com 8,55 litros per capita, seguida por Venezuela com 8,78 litros, seguida por Chile (6 litros) e Colômbia (5,92 litros).