Um ranking divulgado nesta segunda-feira (20) pela rede social LinkedIn, especializada no contato entre profissionais e empresas, aponta quais são as empresas consideradas mais atraentes pelos brasileiros.
A pesquisa foi feita em parceria com a Censuswide Research e contou com a participação online de 6,2 mil funcionários. O objetivo era descobrir quais empresas mais conseguiram atrair talentos e mantê-los no mercado de trabalho. A pesquisa focou o estudo apenas nas ações dos usuários na rede social. O recorte parece simples, mas o método não foi fácil: as equipes analisaram bilhões de ações dos mais de 433 milhões de usuários.
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Contabilizando ações como candidatura, engajamento e o poder de permanência das novas contratações, a pesquisa elaborou a lista das empresas “Top Attractors” em sete países.
Confira as 25 empresas mais atraentes no Brasil, segundo o LinkedIn, junto de um breve perfil de cada uma formulada pela rede social:
1. LATAM
Segmento: Linhas aéreas/Aviação
A empresa nasceu com a fusão das companhias TAM (Brasil) e LAN (Chile). Desde seu surgimento, em 2015, a nova marca conta com o apoio dos seus 54 mil funcionários para organizar a combinação dos negócios das marcas anteriores e para construir uma nova cultura de trabalho.
2. GPA
Segmento: Varejo
A empresa conta com mais de 2 mil lojas e é detentora de marcas como Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Os 140 mil funcionários reconhecem as ações que a GPA toma visando a evolução dos seus colaboradores. Em 2015, 1,9 milhão de horas de treinamento foram disponibilizadas. A empresa tem ações para levar mais mães executivas ao topo. A meta é aumentar o índice de 21% para 30% nos próximos anos.
3. BRF Brasil
Segmento: Alimentos e bebidas
A multinacional do ramo de alimentos leva produtos brasileiros por mais de 120 países. Com 105 mil funcionários em 35 fábricas no Brasil e 13 no exterior, a BRF acredita que o fato dos funcionários confiarem no futuro da empresa é o que traz sucesso em suas atividades. De acordo com uma pesquisa interna, 90% dos empregados sentem-se motivados a ir além de suas responsabilidades naturais.
4. Ambev
Segmento: Alimentos e bebidas
A Ambev aposta num modelo de trabalho bem meritocrático. Os funcionários precisam mostrar talento e se esforçar para crescer. Esse pensamento está estruturado em todas as posições, tanto que, além do presidente, seis dos 11 vice-presidentes ingressaram na empresa pelo programa de trainee. Os 52 mil funcionários têm a oportunidade de trabalhar em qualquer área, mesmo que ela não se enquadre com a sua formação. Esse direcionamento para diferentes setores é feito pela avaliação dos gestores, que estão sempre analisando os talentos dos colaboradores.
5. Brasil Kirin
Segmento: Alimentos e bebidas
Quando foi adquirida pelo grupo japonês Kirin, em 2012, a antiga Schincariol passou a funcionar nos moldes da sede da empresa, em Tóquio. A metodologia otimizou processos e aumentou a eficiência das 13 fábricas e 20 centros de distribuição. A Brasil Kirin inaugurou um sistema que reúne informações dos 11 mil colaboradores, contendo dados sobre desempenho e planos de desenvolvimento. A ideia é apoiá-los no seu crescimento, gerando uma vontade de pertencimento.
6. TOTVS
Segmento: Software
Presente em 41 países, a TOTVS investe, independente do cenário econômico, 14% da receita líquida em inovação. A crença de que nada é mais importante do que a inovação vem do próprio fundador, Laércio Cosentino. Ele diz que essa prática traz mais autonomia para os 7 mil aplicarem o seu conhecimento em transformações para a empresa e a sociedade. No Brasil, a TOTVS conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento.
7. Whirlpool Latin America
Segmento: Bens de consumo
A principal atuação da empresa no Brasil é pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. A Whirlpool Latin America trabalha atendendo e antecipando as necessidades dos clientes. Através de pesquisa sobre os hábitos de consumo, os 20 mil colaboradores conseguem desenvolver produtos adequados para o estilo dos consumidores.
8. Kroton
Segmento: Ensino superior
A empresa fornece sistema de ensinos para mais de um milhão de alunos do Ensino Superior e se preocupa em melhorar o cenário da educação no Brasil, desenvolvendo uma tecnologia que combina inovação com metodologias clássicas. Além disso, também investem na capacitação dos funcionários. Em 2015, a empresa promoveu formação para 27 mil colaboradores.
9. JBS
Segmento: Produtos alimentícios
Atualmente a empresa se destaca por ser a maior processadora de carne do mundo, mas tem o objetivo de se consolidar como uma líder global de alimentos. Os mais de 238 mil colaboradores são incentivados a trabalhar com dinamismo e aprimoramento.
10. Bunge
Segmento: Produtos alimentícios
Presente no país desde 1905, a empresa investe em permanente reinvenção para manter o seu crescimento sustentável. Isso vale tanto para os negócios (a empresa assumiu no ano passado o compromisso de eliminar o desmatamento de sua cadeia de fornecedores) como para a contratação de novos funcionários. O objetivo é colocar na mente de todos os 17 mil colaboradores que é possível aumentar a produtividade sem precisar necessariamente de novas terras para plantio.
11. Klabin
Segmento: Papel e produtos florestais
Número de funcionários: 16 mil colaboradores
Maurício Freeman Klabin iniciou a atuação de sua empresa com apenas uma carga de papel de cigarro. Hoje, a Klabin é formada por 16 fábricas, 16 mil colaboradores, faturamento de 4 bilhões de reais por ano e 450 mil hectares de florestas, entre plantadas e preservadas.
12. Hypermarcas
Segmento: Indústria farmacêutica
A empresa passou por uma reformulação para focar seus esforços no setor farmacêutico e está buscando nos funcionários a versatilidade necessária para se equilibrar em meio a tais mudanças.
13. Accenture
Segmento: Consultoria de gerenciamento
Com 370 mil colaboradores espalhados pelo planeta, a companhia aposta na valorização dos talentos através do investimento contínuo no desenvolvimento e qualificação. No Brasil, mais de 3,5 mil funcionários adquiriram alguma certificação em diversas tecnologias, indústrias e metodologias.
14. Raízen
Segmento: Petróleo e energia
Fruto da união de parte dos negócios da Shell e da Cosan no Brasil. A empresa incentiva a promoção horizontal dos seus quase 30 mil funcionários através da circulação entre as diferentes áreas de negócio da companhia.
15. Itaú Unibanco
Segmento: Bancos
Fundada em 2008 após fusão entre a Holding Itaú Bancos e o Unibanco, a empresa sempre teve como objetivo ser uma gigante global, para isso, conta com o engajamento dos seus 90 mil funcionários e procura desenvolver e atrair talentos que estejam comprometidos com a organização e alinhados com a cultura da empresa
16. Natura
Segmento: Cosméticos
Quando fundada, em 1969, a Natura bateu de frente com os concorrentes que se valiam de nomes franceses para criar uma imagem refinada. A empresa conseguiu e alimenta até hoje, no estilo de trabalho de seus 6 mil funcionários, uma marca ligada à natureza e às relações humanas.
17. BRMalls
Segmento: Varejo
Com quase 50 empreendimentos espalhados pelo Brasil, a empresa conta com seus 2,6 mil colaboradores para se tornar a maior e melhor companhia de shopping centers do mundo
18. Riachuelo
Segmento: Varejo
Com 285 lojas próprias, a companhia conta com 40 mil colaboradores.
19. Cielo
Segmento: Serviços financeiros
A empresa procura manter o espírito de startup com um ambiente para livre circulação de pessoas – e ideias. Assim, a Cielo garante que os profissionais encontrarão um ambiente que os inspire a desafiar seus limites, além de um panorama organizacional que lhes permita serem os protagonistas do desenvolvimento de suas próprias carreiras.
20. BM&F Bovespa
Segmento: Serviços financeiros
O pregão da BM&F Bovespa é o grande símbolo do mercado brasileiro de ações. Para conseguir sucesso no time que já conta com 1,5 mil colaboradores, é preciso ter conhecimento técnico apurado e valorizar altos padrões de excelência.
21. Lojas Renner
Segmento: Retail
No ano passado, a empresa se tornou a maior rede de vestuário do País, com o lucro líquido de 578,8 milhões de reais, alta de 22,8% frente a 2014.
22. TIM
Segmento: Telecomunicações
A empresa italiana encerrou o primeiro trimestre de 2016 com queda de 59,7% no lucro líquido sobre o mesmo período do ano passado. Para recuperar os bons números de anos anteriores, a TIM está investindo R$ 14 bilhões na operação brasileira até o fim do ano que vem para reformular totalmente sua identidade, incluindo mudanças na logomarca e um novo slogan – “Evoluir é fazer diferente”.
23. Leroy Merlin Brasil
Segmento: Varejo
A rede francesa fundada em 1923 chegou no Brasil em 1998. Ela dá aos seus 75 mil funcionários a autonomia para a execução de atividades e a possibilidade de fazer carreira dentro da empresa.
24. PwC
Segmento: Contabilidade
A PwC Brasil valoriza a flexibilidade e o interesse pelo trabalho. O programa “FlexMenu” permite que funcionários selecionem de onde e quando querem trabalhar. A empresa incentiva os candidatos a falarem sobre seus interesses, mesmo se não estiverem relacionados à vaga em questão
25. Grupo Boticário
Segmento: Cosméticos
A marca começou em 1977, como farmácia de manipulação numa rua do centro de Curitiba. Hoje, com quatro marcas diferentes, o grupo conta com 4 mil pontos de venda, distribuídos em 1.750 municípios brasileiros. E a inovação é palavra de ordem para a companhia, que investe 2,5% do faturamento anual em novos produtos. Para o seu quadro de funcionários, a empresa busca talentos que transformem desafios em oportunidades.
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