O endividamento do consumidor e a ameaça de vendas mais magras neste fim de ano fizeram com que as lojas retomassem um velho e bem conhecido das compras a prazo: o cheque pré-datado. Esta é a saída que os lojistas encontraram para manter o consumo aquecido, apesar do risco de inadimplência no futuro. Segundo levantamento da Telecheque, o número de cheques pré-datados para 90 dias subiu 7,44% neste ano, acima do crescimento de 6,40% registrado no ano passado. Já os cheques para 120 dias tiveram aumento de 1,97%, contra alta de 1,22% em 2004.
Para o presidente da Telecheque, Otacílio Santos, uma das explicações para o aumento dos cheques pré-datados é o fato de o consumidor estar com a renda ainda mais comprometida com empréstimos, especialmente o consignado.
- O consumidor foi bombardeado por uma oferta excessiva de crédito nos últimos meses. Como agora não tem dinheiro suficiente para ir às compras, recorre a outras formas de pagamento, como o cheque pré-datado de longo prazo, por exemplo - explica.
Só entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados do Banco Central (BC), o crédito à pessoa física chegou a R$ 148,5 bilhões-crescimento de 31,1%. No mesmo período, o empréstimo com desconto em folha, conhecido como crédito consignado, atingiu a marca de R$ 21,2 bilhões, o que na prática representa um aumento de 68,6% neste ano.
- O uso mais intensificado do pré-datado é sinal de esgotamento da capacidade de pagamento do consumidor a curto prazo. Ou seja, é uma saída que as pessoas encontram para não deixar de consumir na época do Natal e, ao mesmo tempo, adiam o pagamento para o futuro - afirma o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel de Oliveira.
Apesar do crescimento do uso dos pré-datados de 90 e 120 dias, o cheque para 30 dias ainda é a forma mais usada nesta modalidade de pagamento-representa 36,77% do total de transações com cheques.
Os pré-datados responderam por quase 68% das vendas com cheques nos primeiros nove meses do ano. Nos hipermercados Extra, por exemplo, é possível fazer compras e pagar com cheque para 60 dias. Na Khelf do Shopping Paulista, é possível pagar com cheque para 90 dias.
- Existe uma guerra no varejo. Ninguém quer perder cliente - afirma o presidente Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.
O prazo maior do pré-datado, ao mesmo tempo que serve como uma ferramenta para alavancar as vendas, é também motivo de preocupação para o comércio. Segundo dados da Telecheque, em outubro houve um crescimento de 21% no número de pessoas inscritas no cadastro de cheques sem fundos (CCF) do Banco Central. A taxa é duas vezes superior aos 8% verificados em setembro e próxima dos 23% registrados em março, época em que a inadimplência é mais elevada.