MONTEVIDÉU, URUGUAI - Em seu discurso na abertura da 29ª Cúpula do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou a entrada da Venezuela como sócio pleno do bloco. Nesta sexta-feira, os presidentes do Mercosul aprovarão formalmente o processo de adesão da Venezuela como sócio pleno, negociação que ainda levará de seis meses a um ano. A partir de agora, o país já terá direito a voz nas reuniões e decisões, mas não terá direito a voto.
- Saúdo com um abraço caloroso e amigo o ingresso da Venezuela na qualidade de membro pleno do Mercosul. Estamos empenhados que essa integração se faça sem trauma e prejuízos para a Venezuela em sua relação com outros países do Pacto Andino - disse Lula.
Lula reivindicou ainda que o Mercosul melhore sua estrutura física e administrativa e disse que, nesse sentido, Montevidéu (que é onde funciona a sede do Mercosul) deveria se tornar uma "Bruxelas do Mercosul".
- É preciso levar o Mercosul ao povo - disse Lula.
Mais tarde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao falar pela primeira vez no encontro, agradeceu e brincou com os presentes sobre a duração do seu discurso:
- Não vou passar de três horas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia