Em pronunciamento na abertura da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou indiretamente o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ao defender as conquistas de seu governo na área econômica. Lula minimizou a crise política e disse que o Brasil construiu uma base sólida para deixar de ser um país emergente, ressaltando o crescimento da balança comercial, a queda da inflação e o aumento do nível de emprego. Palocci deve se pronunciar nesta tarde no Senado sobre as denúncias de corrupção contra sua gestão na prefeitura de Ribeirão Preto.
O presidente destacou a proximidade do ano eleitoral, afirmando que espera da sociedade uma avaliação racional da situação que o país vive. Ele fez duras críticas aos dirigentes que pensam o país a curto prazo, chamando-os de medíocres.
- O Brasil sempre foi pensado de quatro em quatro anos. O Brasil nunca foi pensado para 20 ou 30 anos. E o país que é pensado apenas de quatro em quatro anos fica tão medíocre quanto seus dirigentes - criticou Lula, no Complexo Blue Tree Alvorada, em Brasília.
Lula voltou ainda a comparar seu governo ao de Juscelino Kubitschek. Segundo ele, nenhum outro momento na história do país apresenta crescimento semelhante à gestão de Kubitschek.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink