O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, no programa "Café com o Presidente", que o governo está lançando um programa de expansão da frota de petroleiros da Petrobras e isso significa, na verdade, "uma boa e grande revolução na indústria naval brasileira".
De acordo com o presidente, é de conhecimento de todos os brasileiros que a indústria naval estava praticamente quebrada desde os anos 80.
- Todo mundo sabe que esta indústria já foi a segunda maior do mundo, que nós tínhamos uma indústria naval muito forte, que nós produzíamos muitos navios, que tínhamos uma marinha mercante muito forte e a era acabou - afirmou.
Segundo Lula, o resultado é que hoje o Brasil está gastando quase US$ 10 bilhões por ano com transporte marítimo porque não tem mais navios.
- A Petrobras tomou a iniciativa de contratar 42 navios, dos quais 22 vão ser licitados hoje. Por isso que eu estarei participando em Niterói (RJ) de um ato com os trabalhadores metalúrgicos da Petrobras por conta do anúncio da abertura da licitação dos 22 navios - disse o presidente.
Ele explicou que este é um investimento necessário, uma vez que só a Petrobrás gasta por ano US$ 1,2 bilhão de frete.
- Nós, agora, vamos construir os nossos navios nos nossos estaleiros.
Para Lula, o mais importante de tudo isso é que o país tem toda uma política para a indústria naval.
- Ou seja, através do Ministério da Pesca, nós criamos um financiamento para a frota de pequenos barcos.
O presidente lembrou que, da mesma forma que um cidadão pode financiar um táxi para ganhar o seu dinheiro, ele poderá financiar um barquinho para poder ganhar o seu dinheiro, para renovar, para equipar esse barco.