O plantio da safra 2005/2006 não começou, mas o escoamento da produção já preocupa os agricultores da região dos Campos Gerais que dependem das estradas rurais. As vias de acesso às cidades estão em péssimas condições, prejudicando o trânsito de caminhões, como mostra reportagem da Gazeta do Povo desta terça-feira. Reunidos com representantes da prefeitura de Ponta Grossa e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), nesta segunda-feira, os produtores pediram um plano de obras para as três principais estradas rurais da região.
De acordo com a Sociedade Rural dos Campos Gerais são aproximadamente mil quilômetros que precisam de obras. Neste trecho estão concentradas as fazendas mais produtivas da região. Somente os 50 quilômetros da estrada do Kalinoski, que liga Ponta Grossa a Teixeira Soares, concentram 60 propriedades que chegam a produzir 2,8 milhões de sacas de soja, ou 33,3 mil toneladas de grãos.
Este ano, as máquinas da prefeitura de Ponta Grossa estiveram somente uma vez fazendo a manutenção nas estradas rurais do município. O secretário de Obras, Olímpio Malucelli Filho, afirma que a prefeitura não tem condições de conservar as vias sem ajuda do governo estadual. Faltam máquinas e recursos.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião