Se a eleição presidencial fosse hoje, 65% dos paulistanos não votariam no presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma eventual participação dele na próxima disputa. Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), 28,2% votariam em Lula no ano que vem. Não responderam, 6,9%. O levantamento foi feito com mil pessoas no dia 2 de dezembro, na capital.
A nota sobre o governo Lula também caiu entre os paulistanos. Em janeiro deste ano, os entrevistados deram nota 5,63 para a atual gestão. Em dezembro, a nota caiu para 3,93. De acordo com a pesquisa, a avaliação do governo Lula foi ruim ou péssima para 50% dos entrevistados. Destes, 25% votaram no Lula nas últimas eleições. Segundo o levantamento, 27,7% dos paulistanos consideraram bom ou ótimo o governo Lula, sendo que votaram no Lula 38,3%.
A provação do governo Lula foi de 43% em dezembro e a desaprovação, 57%. De acordo com a Fecomercio, a redução na avaliação deve-se, em parte, à contaminação da crise política e à frustração em relação à queda do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre (-1,2%).
O levantamento questionou ainda as condições de Lula completar o mandato. Do total de entrevistados, 75% avaliaram que o presidente vai cumprir com o período para o qual foi eleito. Em setembro, 60% apostavam na conclusão do governo. Já em outubro, o percentual subiu para 68% e em novembro, para 74%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião