Um novo vírus apelidado de "Zotob", que se aproveita de um defeito descoberto recentemente no sistema operacional Windows, da Microsoft, começou a fazer estragos pela rede, segundo advertiram nesta terça-feira especialistas no setor. Trata-se de um verme que se aproveita de três erros críticos que o gigante da informática divulgou na semana passada, incluindo um que permitiria ao atacantes tomarem o controle completo do computador.
Segundo a Trend Micro, a peculiaridade do Zotob é que pode afetar os computadores que utilizam diferentes versões do Windows (95,98, ME, NE, 2000 e XP) mais rapidamente que os outros vermes. "Centenas de casos de infecção foram localizados nos EUA e Alemanha", disse a empresa.
A Microsoft, por sua vez, desmentiu a informação, afirmando que o verme afeta apenas os usuários do Windows 2000. "Até o momento, o vírus teve um impacto muito limitado. Não estamos percebendo nenhum alastramento na internet, mas permanecemos vigilantes", disse, em comunicado, o chefe da divisão de Segurança da empresa, Stephen Toulouse.
Esse vírus lança uma cópia de si mesmo em uma pasta do sistema Windows como BOTZOR.EXE e modifica o sistema anfitrião do computador infectado impedindo que o usuário lance mão da assistência de sites anti-vírus. Segundo a Trend Micro, o vírus também pode se conectar a um dispositivo específico de um servidor de transmissão da internet, o que pode dar aos hackers controle sobre os sistemas afetados, que podem ser usados para infectar outras máquinas de uma determinada rede e enfraquecer sua performance.
Na última terça-feira, a Microsoft distribuiu programas para corrigir as falhas em seu boletim mensal sobre segurança. Os problemas afetam o sistema operacional Windows e o browser Internet Explorer.
A empresa de Bill Gates alertou que um hacker poderia explorar uma vulnerabilidade também no Internet Explorer, atraindo os usuários a páginas malignas da Web, o que poderia disponibilizar um código de software que levaria o hacker a ter o controle total do computador.
Os usuários devem atualizar seus anti-vírus e aplicar os últimos programas da Microsoft para proteger os sistemas de seus computadores, recomenda a Trend Micro.
Mais de 90% dos PCs mundiais usam o sistema operacional Windows e a Microsoft já disse estar trabalhando para melhorar a segurança e a confiabilidade de seu programa.
O último de seus produtos, o Vista, que ainda está em fase experimental e que estará disponível somente no início de 2006, enfrentou seu primeiro vírus já nos primeiros dias de testes.