Depois de ter liberado três editais para preenchimento de vagas na área da saúde e para capelães, a Marinha brasileira anunciou nesta terça-feira (12) um novo concurso público, voltado exclusivamente para engenheiros. São 60 vagas para ambos os sexos – os candidatos devem ter menos de 36 anos, já ter concluído o curso ou pelo menos estarem cursando o último período.
As inscrições começam nesta quarta-feira (13) e seguem até 12 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo site da Diretoria de Ensino da Marinha ou em um dos postos de inscrição. A taxa é de R$ 60.
Áreas
As 60 vagas estão disponíveis são para as seguintes áreas:
- Arquitetura e Urbanismo (1);
- Engenharia Cartográfica (3);
- Engenharia Civil (4);
- Engenharia de Materiais (1);
- Engenharia de Produção (2);
- Engenharia de Sistemas de Computação (2);
- Engenharia de Telecomunicações (3);
- Engenharia Elétrica (10);
- Engenharia Eletrônica (8);
- Engenharia Mecânica (13);
- Engenharia Mecatrônica (2);
- Engenharia Naval (6);
- Engenharia Nuclear (3);
- Engenharia Química (2).
Prova e concurso
Todos os candidatos realizarão uma prova escrita de conhecimentos profissionais (objetiva e discursiva) e redação, além de prova de tradução de texto em inglês técnico.
Os classificados em todas as etapas do concurso (que inclui ainda teste físico de corrida e natação e inspeção de saúde) serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem a duração de 39 semanas, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro.
Durante o curso, no posto de Guarda-Marinha (GM), os alunos receberão vencimentos mensais, alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica.
Após aprovação no curso de formação, no final de 2016, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração de cerca de R$ 8.800, além de benefícios como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica.