Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maria Christina de Andrade Vieira

Marketing de Relacionamento e Relações Públicas

O marketing de relacionamento é uma ferramenta eficaz em negócios ou ações comerciais e, no entanto, são ainda pouco usadas. Vale o mesmo para as atividades de Relações Públicas (RP) quase desconhecidas das empresas que não sabem explorar seu potencial fantástico.

Aprendi a fazer marketing e RP sem saber que esse era o nome! Com pouco ou sem orçamento para comunicação tive que usar a imaginação para criar estratégias que atraíssem clientes. Idéias simples com resultados. Isso é o que o relacionamento e o RP proporcionam. Afinal, quem não gosta de tratamento diferenciado, "exclusivo", único? Todos queremos ser bem tratados.

Mais tarde, fui ampliar os conhecimentos teóricos sobre o assunto e quanto mais estudei, mais acreditei que ambas as estratégias - marketing de relacionamento e relações públicas - possibilitam infinitos retornos, sobretudo quando avaliado o investimento versus os benefícios.

Todas as experiências realizadas junto a clientes de diferentes setores deram resultado imediato em vendas ou fechamentos de contratos. É preciso levar em conta que o RP direcionado ao público interno da empresa também é altamente motivador, estimulante e mobilizador de pessoas e equipes. Além disso, podem gerar orgulho nos colaboradores por pertencerem a determinada organização.

Diante dos inúmeros meios e mídias ou das diversas ofertas que o universo da comunicação oferece essa é uma opção sem riscos no investimento e acessível a qualquer orçamento. Basta ser criativo, original e disponibilizar de tempo e disposição para contato pessoal. Certos contatos ninguém pode fazer por ninguém! Inúmeras situações não permitem que uma secretária ou representante faça o nosso papel. Sabe-se que qualquer atendimento personalizado gera resultados e funciona como fator multiplicador de marketing positivo. Um cartão personalizado com uma frase especial (mas verdadeira), uma visita, um contato "olho no olho", um presente singelo, um pequeno evento... trazem mais resultado do que mega festas que impressionam à primeira vista, mas não deixam saldo positivo.

Qual o valor de uma marca? O que a torna diferenciada e faz com que o consumidor ou cliente a deseje? Podemos oferecer inúmeras respostas, mas a excelência é sempre esperada! E nisso um relacionamento ou RP podem ajudar. E muito!

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária, palestrante e escritora, autora de Herança e Cotidiano e Ética: novas crônicas da vida empresarial (2001-2005) (Ambos Ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.