A recente pesquisa sobre os Melhores MBAs do Brasil, publicada pela revista Você S/A, mostrou que a remuneração da maioria dos alunos entrevistados aumentou após iniciar um curso e também que grande parte mudou de emprego acreditando ter tido como influência o MBA. Em outros casos, que não foram apontados na pesquisa, empresas que preferiram o anonimato durante a produção da monografia chegaram a bancar os estudos do funcionário depois, como foi o caso de uma instituição financeira do governo federal.
"A empresa não queria ser nominada no projeto. Quando o aluno defendeu a monografia acharam interessante e pagaram o curso para ele depois", conta a chefe do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - antigo Cefet-PR -, Ana Cristina Macedo Magalhães. Ela conta que casos como este não são raros. "As empresas acabam notando o grande valor dos resultados, porque funciona como se fosse uma consultoria na empresa", diz. Ana Cristina disse ainda que não há como comprovar se os salários realmente aumentam, mas mesmo que isso não aconteça logo de início, "com certeza há uma efetiva mudança de status e reconhecimento dentro da empresa", conclui.
Perfil
O engenheiro civil e administrador Sady Ivo Pezzi Júnior, de 42 anos, credita o andamento de sua carreira profissional ao MBA em Marketing, concluído na FAE Business School. "O MBA tem muito a ver com a minha ascensão profissional. Tenho absoluta certeza que isto é fruto da aplicação de tudo que aprendi, mas sempre com a visão de que aquilo que recebo de informação reverto a meu favor". Pezzi Júnior conta que observou um aumento de salário de pelo menos 20%.
Além do MBA em Marketing, o "engenheiro - administrador" é pós-graduado em Qualidade no TECPAR e em Marketing na FAE. Pezzi Júnior já trabalhou em montadora, na área de hotelaria e hoje é gerente comercial de um renomado laboratório de diagnósticos clínicos; coordenador de MBA em Gestão Empresarial, na Faculdade Opet; professor de quatro disciplinas do curso de Administração; e tem publicado o livro Gestão de Marketing para Organizações do Terceiro Setor, além de mais dois que ainda não foram publicados. "Um curso desse modifica bastante, o padrão do profissional se estende, e não vai se acumulando como muitos pensam", avalia Pezzi Júnior.
A economista Simone Popovicz, de 32 anos, ingressou em março deste ano no MBA em Gestão Empresarial, na Faculdade Opet, e está apostando no curso para uma ascensão profissional. "Hoje em dia, só a graduação não conta muito, uma especialização é sempre bem vinda, enriquece muito o currículo", diz. Simone conclui o MBA em setembro de 2006, mas não pensa em parar por aí. "Estou pensando em fazer Marketing ou Recursos Humanos, vai depender da grade", afirma a economista.