Durante os meses de setembro e outubro deste ano, uma avaliação minuciosa do instituto Great Place to Work elegeu as 20 melhores empresas para trabalhar no Paraná. O ranking das escolhidas será conhecido hoje à noite, em evento promovido pela Gazeta do Povo. A seleção, realizada pelo segundo ano consecutivo no estado, foi feita a partir de 92 inscrições, número 36% maior do que no ano passado. Como critério básico, as participantes precisam ter mais de 50 colaboradores e atuar há três anos ou mais no mercado nacional ou internacional. O Great Place to Work é a mesma organização que faz há 15 anos o ranking das melhores empresas para trabalhar no país, material publicado anualmente pela revista Época.
A metodologia da pesquisa, feita no Paraná com o apoio da Rebelo Gloger Advogados Associados, é a mesma em 45 países: 67% da nota vem de 60 respostas dadas por funcionários de cada empresa; os 33% restantes são de informações dadas pelo departamento de recursos humanos das organizações. "Por esse método, a maior parte da nota vem dos próprios funcionários. O que as 20 melhores do ranking do Paraná têm em comum, portanto, é a satisfação de seus colaboradores", comenta a gerente de marketing do GPTW, Viviane Rocha. O objetivo do instituto com a seleção anual das empresas é a de estimular a adoção de boas práticas de governança corporativa. "E todo o processo é sigiloso. As respostas dos funcionários vêm direto para o GPTW, sem passar pela direção da empresa."
O presidente do GPTW, Ruy Shiozawa, lembra também que os rankings do instituto, tanto o nacional quanto os regionais além do Paraná, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também têm as suas pesquisas locais , ajudam nas escolhas de carreira da população. "Nesse sentido é quase um serviço de utilidade pública. As pessoas estão atrás de boas empresas para trabalhar e hoje podem se dar ao luxo de selecionar", comenta Shiozawa.
Além do ranking e do perfil de cada empresa ganhadora, a revista especial que vem encartada na Gazeta do Povo de amanhã também joga luz em temas atuais do mundo corporativo, como a necessidade de inovação, o crescimento dos programas de trainee e as orientações para quem quer seguir carreira nas melhores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura