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O Wal-Mart, maior rede de varejo do mundo, está muito próximo de fechar um acordo para comprar a operação na área de supermercados do grupo português Sonae no Brasil. A negociação, como mostra uma reportagem da Gazeta do Povo, inclui as lojas Mercadorama e BIG e estariam faltando apenas acertar detalhes técnicos para que a aquisição seja finalizada. A companhia americana estaria disposta a pagar em torno de 800 milhões de euros (R$ 2,4 bilhões) para ficar com as 171 lojas do braço varejista do Sonae em solo brasileiro, de acordo com um site especializado em fusões.

Os rumores de que o Wal-Mart negocia com o Sonae ficaram mais fortes no fim de julho. Na época, a revista Exame noticiou que executivos da rede americana se encontraram com a diretoria do grupo português em Porto Alegre. Fontes do setor apontam como prova de que o entendimento está próximo a contratação de uma consultoria pela companhia americana para avaliar os números do Sonae.

Um acordo entre as duas redes não seria uma surpresa no setor. A direção do Sonae se mostrava insatisfeita com os resultados da filial brasileira – sucessivas desvalorizações cambiais achataram o faturamento em euros, o mercado cresceu menos do que o previsto e o grupo precisou lidar com lojas deficitárias. Entre elas, estavam dez unidades de São Paulo, da bandeira BIG, que foram vendidas ao Carrefour em junho deste ano. Na época em que o negócio foi anunciado, o Sonae divulgou que concentraria esforços na Região Sul, onde trabalha com as marcas BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

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