O custo de fabricação do videogame Xbox 360, da Microsoft, é quase 40% maior do que seu preço de varejo, segundo pesquisa da iSuppli, uma empresa americana especializada na área de tecnologia e microchips. O tão aguardado videogame foi lançado na terça-feira nos Estados Unidos, por US$ 399, com grande sucesso de vendas.
A iSuppli conseguiu um aparelho antes do lançamento, desmontou-o e calculou o preço de seus componentes. Resultado: o videogame tem um custo de fabricação de US$ 552,27, ou seja, US$ 153,27 mais que seu preço de varejo.
Fabricantes de videogames costumam subsidiar os custos dos aparelhos e cobrar taxas das empresas que desenvolvem os jogos. No caso do Xbox 360, muitos custam até US$ 60 cada.
Segundo a empresa, o chip da IBM usado no Xbox 360 custa US$ 106. O processador responsável pelos efeitos gráficos custa US$ 141, incluindo a memória Dram da NEC. A memória principal, da Samsung, custam outros US$ 65 e um chip da SIS Southbridge, US$ 12.
Há ainda os custos com drive de DVD, acessórios, testes e embalagem. A empresa disse que o preço dos dois principais chips deve cair no próximo ano, o que deve gerar uma economia de US$ 50 por cada videogame à Microsoft.
A Microsoft pretende vender 5,5 milhões de unidades até junho de 2006. O videogame vai competir com o Playstation 3, da Sony, e o Revolution, da Nintendo, que devem ser lançados no ano que vem.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas