A linha de transmissão Coxipó-Cuiabá-Rondonópolis é a primeira de uma série de novas linhas de transmissão que devem ser inauguradas até 2008 em diversas regiões do país. Apenas nos próximos seis meses, devem entrar em funcionamento mais 1.600 quilômetros de linhas, passando pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, Ceará e Paraná. O investimento total nas sete linhas será de R$ 1,7 bilhão, incluindo recursos públicos e privados.
Todas essas obras foram licitadas dentro do novo modelo para o setor elétrico. Nesse novo sistema, o Ministério de Minas e Energia mapeia as áreas que necessitam de novas linhas de transmissão e faz um leilão para escolher qual empresa realizará a obra. Esses investimentos, que serão feitos até 2008, foram definidos em leilões realizados em 2003 e 2004.
Mas um novo leilão ainda está previsto para o próximo dia 17 de novembro, quando irão a leilão 3.422 quilômetros de linhas de transmissão.
- Com o novo modelo, houve um resgate, pelo governo federal, da função de planejamento do setor energético. Em vez de sairmos fazendo obras doidamente, passamos a fazer de forma escalonada e conforme sua real necessidade - afirmou o secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ronaldo Schuck.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia