Centro de treinamento com capacidade para até 400 pessoas dentro da sede da empresa, em Ponta Grossa, ensina tecnologia aos funcionários para melhorar as vedas.| Foto: Divulgação Lojas MM

Mesmo com os ajustes necessários feitos nos últimos dois anos por conta da crise econômica, o investimento pesado em treinamento e desenvolvimento dos funcionários foi palavra de ordem para a Lojas MM. O foco da empresa é estimular o colaborador fazendo com que ele esteja cada vez mais preparado para cumprir suas metas de vendas e, com isso, sinta-se produtivo e parte do negócio.

CARREGANDO :)

O caminho para melhorar a capacitação foi a criação da UniMM, um centro de treinamento com capacidade para até 400 pessoas dentro da sede da empresa, em Ponta Grossa. Lá os colaboradores passam alguns dias aprendendo mais sobre tecnologia, que é a grande aposta para melhorar as vendas. Além disso, existe um aplicativo que passa vídeos com dicas aos funcionários, chamados de “pílulas do conhecimento”, e também informa sobre as últimas mudanças da empresa.

Um dos nossos princípios é a comunicação aberta. Tem também um canal para falar comigo, que sou superintendente. Por ele recebo sugestões, dúvidas, críticas e até problemas pessoais. O colaborador pode dizer como se sente. É uma forma de medirmos o clima organizacional nas lojas”, explica Juliana Pauliki, superintendente da Lojas MM

Publicidade

Outro projeto recente, de 2017, que tem engajado os funcionários e conseguiu dar um resultado bastante visível – um aumento de 20% nas vendas –, foi o Top Mais MM. Alguns são selecionados para serem multiplicadores de conhecimento, depois de receberem um treinamento de quatro meses, e vão em cada loja ensinar o que aprenderam aos colegas. Essa primeira turma deu tão certo que a ideia virou ferramenta constante na empresa.

Laboratório de ideias

Para os jovens que passam a integrar o grupo, há um laboratório na sede onde podem mostrar suas ideias. Eles apresentam um pré-projeto detalhando as vantagens e dificuldades de sua implantação, e se for viável ele pode ser implantado em todas as lojas da rede . “São pessoas na faixa dos 20 anos, que estão com a cabeça fervilhando de ideias. Isso dá muito certo e gera uma participação enorme”, conta Juliana.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]