Para melhorar o posicionamento dos jovens no mercado de trabalho, a Nestlé lançou, no ano passado, um programa de incentivo e capacitação voltado para esse público. O Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens atua em várias áreas de formação e pretende contratar, até 2017, 7 mil pessoas com até 30 anos. As vagas são nos níveis de aprendiz, estagiário e trainee e estão distribuídas em várias áreas da empresa.
Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn
A abertura das portas para esse público é uma iniciativa da empresa em vários países. O programa foi desenvolvido em 2013 para combater o desemprego entre os jovens na Europa. Na época, cerca de 11 mil pessoas encontraram emprego e oportunidades de treinamento. Agora, o projeto se estende pelo mundo em formatos específicos para a realidade de cada país.
O porta-voz da empresa no Brasil, Luiz Fruet, afirma que a maior dificuldade dos jovens brasileiros é a falta de experiência profissional. Por isso, ações como treinamentos virtuais e presenciais, palestras, job rotation, acompanhamento de tutores e desenvolvimento de projetos pretendem levar a empregabilidade desse grupo à marca de 30% até 2017. Hoje, cerca de 11% dos participantes são contratados pelas empresas ao término do programa de aprendizagem.
De acordo com Luiz Fruet, a Nestlé por jovens que queiram se desenvolver através da troca diária com os colegas e seus gestores diretos. “O jovem que participa como trainee, por exemplo, tem uma real possibilidade de desenvolvimento profissional, como MBAs, cursos de idiomas e para outras competências. De 2004 a 2012, 88% dos trainees permaneceram na empresa após o fim do treinamento, passando a ocupar cargos de liderança”, afirma.
Programas
Cada iniciativa tem um programa de desenvolvimento próprio, pensado para a sua área. O objetivo é expandir o projeto durante o ano, montando parcerias com grandes empresas para atingir o maior número de jovens. As capacitações e seleções são feitas em todas regiões onde a Nestlé tem operações.
Veja os programas voltados para cada área:
Veterinária: universitários irão atuar em clínicas particulares, usando a nutrição como parâmetro de análise clínica para pets. Na primeira fase, dez jovens serão selecionados.
Nutrição: através de treinamento e vivência prática em hospitais, os estudantes serão capacitados na área de nutrição clínica. Eles precisam estar no último ano do curso nutrição.
Culinária: jovens de até 26 anos e com recursos limitados receberão orientação para buscar o primeiro emprego. Eles terão noções de nutrição, uso profissional de produtos para alimentação fora do lar e experiência com um chef profissional.
Educação Física e Pedagogia: universitários das duas áreas serão capacitados para atuar como monitores de um projeto montado em parceria com o Instituto de Educação e Esporte.
Jovem Aprendiz: o programa vai preparar estudantes do Ensino Médio entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho e qualificá-los para o futuro profissional.
Estágio Fast: os estagiários irão trabalhar com o sistema de job rotation, que permite ao profissional adquirir vivência em diversas áreas dentro da companhia.
Trainees: o programa vai identificar, treinar e desenvolver jovens talentos com potencial e competências diferenciadas para assumirem posições de liderança na companhia.
As informações sobre as inscrições, critérios e etapas do programa Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens estão disponíveis na página da empresa na internet.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro