A Net reverteu os resultados negativos e teve lucro líquido de R$ 15,366 milhões no primeiro semestre deste ano, obtido graças ao lucro de R$ 20,5 milhões obtido no segundo trimestre. Nos primeiros seis meses de 2004, a Net havia registrado prejuízo de R$ 154,5 milhões.
Esse é o primeiro trimestre em que a companhia apresenta seu resultado com a reestruturação da dívida concluída, e sem nenhum ajuste significativo a ela relacionada. Segundo a Net, o resultado apresentado demonstra que o objetivo da companhia em ter uma estrutura de capital adequada e menores despesas financeiras foi atingido.
A receita líquida encerrou o semestre em R$ 750,5 milhões (R$ 384,7 milhões no segundo trimestre), com alta de 9,7% sobre o mesmo período do ano passado.
Ao excluir a receita da Vicom, em função de sua venda ocorrida em 30 de agosto de 2004, a receita do segundo trimestre teria sido de R$ 337,9 milhões. Esse resultado é decorrente do aumento da base de assinantes tanto de TV por assinatura como de banda larga e de maiores receitas com payper-view.
O EBITDA (lucro antes de impostos e amortizações) consolidado totalizou R$ 114,2 milhões no segundo trimestre, com alta de 21,9% em comparação a R$ 93,7 milhões do segundo trimestre do ano passado. Novamente, ao excluir o EBITDA da Vicom em função de sua venda, o EBITDA do segundo trimestre teria sido de R$ 91 milhões e o aumento nesse trimestre teria sido de 25,5%. O resultado é atribuído aos reajustes de mensalidades de TV por assinatura e do aumento da base de assinantes das duas linhas de serviços prestado pela companhia.
"Após a conclusão de todas as etapas da reestruturação da dívida no decorrer do segundo trimestre, quando a companhia efetuou o leilão de sobras das ações não-subscritas e levantou o montante de R$ 21 milhões. Pagou o empréstimo-ponte no montante de R$ 200 milhões e realizou uma amortização adicional aos detentores de dívida de R$ 56 milhões. A Dívida Líquida reduziu-se para R$ 355,3 milhões, fazendo com que a relação entre dívida líquida e EBITDA acumulado dos últimos 12 meses ficasse em 0,8%", afirma a Net.
A Net realizou 92,8 mil vendas de TV por Assinatura no segundo trimestre, um crescimento de 23,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O churn rate (taxa de desconexão) dos últimos 12 meses passou de 14,1% para 12,2%, demonstrando que o crescimento da base de assinantes que a companhia vem apresentando está ocorrendo sem prejudicar a sua qualidade.
A combinação de maiores vendas e queda no churn resultou no crescimento de 5,7% da base de assinantes conectados que passou de 1.379,9 mil no segundo trimestre de 2004 para 1.458,0 mil ao final de junho deste ano.