Depois de dez anos trabalhando com infra-estruturas separadas, as redações do jornal impresso e da edição online do jornal "New York Times" vão se fundir. Os funcionários da empresa foram avisados da decisão por um comunicado interno assinado pelo editor-executivo do jornal, Bill Keller, e o vice-presidente de operações digitais, Martin Nisenholtz.
A idéia, segundo a nota, é que não haja mais diferenciações entre jornalistas online e da versão impressa. O jornal diz querer reorganizar a estrutura e a mentalidade da empresa na maneira de se fazer internet. "Nossos leitores estão mudando e nós também", dizem os editores.
Nas próximas semanas haverá reuniões de editores e de jornalistas tanto do online quanto do jornal impresso para que sejam desenvolvidos os detalhes da transição. A nova estrutura de redação deverá ficar na futura sede do jornal na Times Square, que deverá ficar pronta em 2007.
O processo de fusão será supervisionado pelo executivo John Landman, que contará com uma equipe cuja composição será anunciada nos próximos dias.
O comunicado ressalta que nos últimos dez anos a versão online do jornal cresceu e se tornou forte, alcançando o primeiro lugar entre os jornais eletrônicos mais lidos do mundo.
"Nos últimos dez anos as redações do NY Times e do NY Times.com foram parceiras à distância, separadas administrativamente, geograficamente e financeiramente (...) Admiramos o trabalho um do outro, mas não temos sido colaboradores integralmente", dizem os executivos na nota.
O comunicado diz ainda que a mudança será feita de forma gradual, mas que será muito importante. "Por muitos anos, tivemos compromisso com a neutralidade, nos importando com o nosso jornalismo, não com o fato de ele ser transmitido por meio de papel ou por veículos eletrônicos. Mas na prática a maior parte de nós esteve escrevendo e editando artigos, ou tirando fotografias ou fazendo gráficos para o jornal, sendo que poucos faziam este trabalho ou o adaptavam para a internet".
Embora a integração física das redações não possa ser feita agora uma vez que a nova sede ainda não está pronta, os editores afirmam que já estão buscando maneiras de alcançar maior sinergia. Uma das primeiras mudanças será uma participação maior dos editores da internet nas reuniões diárias de pauta e de planejamento do jornal. Em contrapartida, todos no jornal impresso ficarão responsáveis também pela edição online, sendo que pessoas específicas determinarão onde as notícias deverão ser publicadas.