A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) informou que foram criados no país 115 mil empregos temporários no final de 2008, número 9,5% maior que em 2007, superando a expectativa de 113 mil empregos.

CARREGANDO :)

O percentual de efetivação das vagas temporárias, no entanto, diminuiu. A entidade previa índice de 37%, mas ficou em 28,25% - foram efetivados aproximadamente 32 mil brasileiros.

A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), entre os dias 16 e 25 de janeiro.

Publicidade

O presidente da Asserttem, Vander Morales, se surpreendeu com o resultado. "Já é um sinal de recessão na economia, que chega ao mercado de trabalho, inclusive, de temporários". Ele espera que a redução nas taxas de juros e ações governamentais possam aliviar os efeitos da crise nos próximos meses.

As funções que tiveram mais vagas foram fiscais de loja, empacotadores/atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar e analista de crédito e papai noel.

Crescimento nas vendas

O faturamento gerado pelas vendas de Natal em 2008 cresceu 5% em comparação ao mesmo período de 2007, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

A geração de empregos efetivos, porém, não acompanhou essa curva ascendente. Projeção inicial, feita pelo Ipema, divulgada em setembro do ano passado, apontava para um cenário de expansão no emprego.

Publicidade

Segundo a Asserttem, o bom momento econômico do país e o desempenho do comércio na melhor época de vendas no ano abririam espaço para um crescimento maior no número de efetivações, mas a queda na confiança da população influenciou diretamente o consumo e a disposição dos empregadores para novas contratações.