Para se iniciar no mundo dos downloads de vídeo o usuário precisa saber de algumas informações básicas para não se perder. Os arquivos não ficam hospedados em um servidor. Todo o conteúdo está sempre na máquina de algum usuário.
Os sites que concentram os links, neste caso chamados de "torrents", são conhecidos como trackers. Somente através deles é possível se conectar para pegar algum arquivo. Alguns programas, como o BitTorrent (veja infográfico), já oferecem uma busca integrada que pesquisa diretamente nos trackers. Nele, o usuário recebe e envia, ao mesmo tempo, partes do arquivo requerido. Quanto mais pessoas tiverem o arquivo, mais rápido ele será baixado e esta é uma das principais vantagens da rede BitTorrent.
Traduções
Na internet existem diversas comunidades especializadas em "lançar arquivos". Quando o material é em outra língua, eles mesmos produzem as legendas. Caso o grupo não tenha feito a tradução, existem sites especializados em disponibilizar legendas. Tanto para lançamentos quanto para programas ou filmes mais antigos. Todo o processo é feito sem custo algum, porém algumas comunidades só aceitam novos membros por meio de convites, no estilo do Gmail.