A coordenadora do mestrado em Design da UFPR, professora Carla Galvão Spinillo, que é do Recife, fez parte do Departamento de Design da UFPE. Agora que está no Paraná, Carla atua como professora colaboradora. No Recife, o curso existe desde 2004 e a primeira turma está em fase de defesa de dissertação. Como conta a coordenadora do curso da UFPE, Laura Martins, o curso é bastante disputado por aquela região. "Estamos basicamente sozinhos no Nordeste. Para a terceira turma, tivemos 54 candidatos para selecionar 15, entre pessoas do Nordeste inteiro", relata.
Laura afirma que o segredo da grande procura está na diversificação da formação da equipe. "Nosso curso de graduação tem 33 anos e temos um percentual do corpo docente muito grande de doutores e formações como Ergonomia, Design Gráfico, Cultura, Informática, Usabilidade e Web Design", explica.
A coordenadora conta que a maioria é formada em Design, mas também há pessoas com graduação em Informática e Fisioterapia. No curso do Recife, as linhas de pesquisa são três: Design da Informação, Tecnologia e Cultura; Ergonomia e Usabilidade de Produção de Sistemas e Produtos.
Leia também os tópicos