MBA é a sigla para Master of Business Administration (algo como Mestre em Administração de Negócios). Como o próprio nome já diz, é um curso de pós-graduação voltado para a área de administração de empresas que pretende preparar para posições responsáveis na área de negócios normalmente em posições de gerência. O aluno estuda conhecimentos indispensáveis como economia, finanças, logística, planejamento estratégico, marketing, gestão de recursos humanos e tecnologia da informação.
Não é necessário ter um diploma de Administração para fazer um MBA. Pela legislação do Ministério da Educação (MEC), os MBAs são considerados cursos de especialização lato sensu, ou seja, não precisam de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento. As exigências são de que a carga horária mínima seja de 360 horas-aula, de que os alunos já tenham concluído um curso superior e de que pelo menos 50% dos professores tenham título de mestrado ou doutorado. Ao final do curso de lato sensu, o aluno recebe um certificado com validade nacional e um com detalhado histórico escolar impresso no verso.
No Brasil, esses cursos são chamados de MBAs executivos e são similares aos Executive MBAs dos Estados Unidos. Normalmente são procurados por quem já atua na área de negócios, têm duração de um ano e meio e horários flexíveis. Os MBAs são confundidos com os mestrados executivos ou profissionalizantes, do tipo strictu sensu, mas voltados mais à prática do que à pesquisa acadêmica. Eles são semelhantes aos modelos dos primeiros cursos criados nos Estados Unidos, para formar gestores de negócios. É importante também ficar atento aos cursos que levam MBA no nome mas que na verdade enfocam apenas uma área do setor de negócios e não dão a visão generalista que caracteriza esse tipo de curso.
O professor Gilberto Oliveira Souza, coordenador da área de pós-graduação da FAE Business School, conta que a maioria dos alunos de MBA é composta por executivos, principalmente da área de gerência e diretoria de empresas. "O curso visa ao fortalecimento da atuação do executivo, dá uma atualização geral sobre administração de empresas e é voltado para a área de negócios", diz. Para entrar no MBA da FAE, a exigência é de que se tenha pelo menos uma pós-graduação ou dois anos de experiência na área.
No Paraná, diversas instituições oferecem MBAs com diferentes enfoques. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, tem quatro opções: MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gerência de Sistemas Logísticos e MBA em Finanças Corporativas. Já a FAE tem MBA Executivo in management, MBA em Finanças e Controladoria e também o MBA em Gestão empresarial. Agora que você já sabe o que é um MBA e como escolher os melhores, confira a relação dos cursos disponíveis no Paraná.