A operadora de tevê por assinatura TVA Sul está preparando um pacote de lançamentos que deve chegar a Curitiba no segundo semestre de 2006. Os lançamentos incluirão transmissão digital, serviços de banda larga para internet (com hotspots para conexão via wi-fi), VoIP e talvez até uma rede em WiMax.
Esta última operação, feita em parceria com a Samsung, está sendo testada em São Paulo e custando à TVA nada menos que US$ 100 milhões. A tecnologia WiMax é uma espécie de wi-fi "turbinado", cuja área de cobertura pode chegar a dezenas de quilômetros e com velocidade de tráfego de até 70 Mbps.
De todas as novidades antecipadas pela TVA Sul, a que mais chama atenção é a tevê digital. Na capital paulista, esse tipo de transmissão já é feito pela TVA o que a coloca em pé de igualdade com operadoras como Sky e DirecTV. Os benefícios para o assinante, além da imagem e do som com altíssima qualidade (desde que o aparelho de tevê receptor também seja digital, ressalte-se), são a maior variedade de canais e a possibilidade da compra de programas sob demanda (pay-per-view). Em Curitiba, a antena de transmissão digital (MMDS) terá um raio de cobertura de aproximadamente 35 quilômetros, o que cobrirá todo o município. De acordo com o gerente-geral da TVA Sul, Wellington Menezes Correia Ramalho, o plano com mais de 100 canais terá mensalidade por volta de R$ 149 (em valores atuais).
A investida na banda larga será por meio do Ajato, prestadora que já opera em São Paulo e no Rio de Janeiro. As informações da TVA, empresa do Grupo Abril, chegam poucas semanas após a Net, sua principal concorrente na área de tevê paga e ligada à Rede Globo, trazer para a capital paranaense o Vírtua Mega Flash que permite conexão à internet em banda superlarga (entre 2 e 8 Mbps).
Essa solução, aliada a uma política de manutenção dos preços e à separação total entre a operadora propriamente dita e sua subsidiária Vírtua (que desobrigou interessados em assinar o serviço de banda larga de ter de contratar em conjunto a tevê por assinatura), vem rendendo à Net uma boa exposição que pode resultar em um aumento significativo da sua base de assinantes.
O Ajato, por sua vez, possui velocidades de conexão residencial abaixo do Vírtua entre 300 e 800 kbps mas, segundo Ramalho, a empresa garante 98% de banda disponível nas transmissões. "De que adianta uma velocidade anunciada maior se os picos não ultrapassam 200 ou 300 kbps?", pergunta. Além disso, o serviço virá junto com a possibilidade de wi-fi e de serviços de VoIP, batizados de TVA Voz. A concorrência, que no caso inclui não apenas a Net, mas também operadoras de telefonia fixa e provedores de internet, não deverão ficar paradas... Ao que tudo indica, Curitiba receberá um choque digital em 2006. Resta esperar.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião