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Selecionamos os melhores livros de negócios de 2009, com a colaboração de um time de especialistas em gestão e carreira. Ajudaram na tarefa o jornalista Franco Iacomini, responsável pela coluna Financês da Gazeta do Povo, o jornalista especializado em novas mídias e tecnologia Tiago Doria (www.tiagodoria.ig.com.br) e o empresário sócio da BeefPoint, Miguel Cavalcanti, que também é autor de um blog sobre negócios (blog.miguelcavalcanti.com). Foram considerados apenas os livros lançados no Brasil neste ano, independentemente da data de publicação no exterior.

Desafiando o Talento (foto 1)Autor: Geoff Colvin

Esse é um ótimo livro, que mostra de onde vêm os resultados excepcionais, que muitas vezes reputamos ao talento. O sucesso resulta, na maioria das vezes, de um esforço grande e bem dirigido. Geoff Colvin sustenta a tese com o exemplo da rotina de treinos e autoavaliações de grandes esportistas, como Tiger Woods. O bom desempenho é, portanto, uma questão de forma e também de tempo que você dedica à sua atividade. Vale a frase: "Sucessos instantâneos muitas vezes levam décadas para acontecer". O bacana do livro é que ele mostra como você pode aplicar esses conhecimentos no seu trabalho e na sua empresa.

O Dono da Mídia (foto 2)

Autor: Michael Wolff

Mesmo após o surgimento da internet e de uma miríade de pequenas empresas de comunicação, Rupert Murdoch mantém o seu posto de magnata da mídia. Ele foi um dos primeiros empresários a investir em redes sociais ao comprar o MySpace em 2005. No livro, Wolff, que é colunista da revista Vanity Fair, mostra todos os detalhes da vida profissional de Murdoch. É o retrato mais recente do estilo de gerir do controlador de veículos de comunicação como a rede Fox News e os jornais Wall Street Journal, dos Estados Unidos, e The Sun, do Reino Unido, extremamente pragmático e no qual uma aquisição abre caminho para outra.

Quem Pensa Enriquece (foto 3)

Autor: Napoleon Hill

É um clássico – foi publicado em inglês pela primeira vez em 1937. Influenciou gerações, e por isso merece estar nesta lista. Aos olhos de hoje, ele parece datado – a fórmula dos livros de autoajuda, que ele ajudou a criar, está bastante desgastada. Mas quem se propuser a ler a obra levando em conta essas fragilidades (e deixando de lado a ênfase no pensamento positivo) pode encontrar dicas plenamente aplicáveis ao ambiente empresarial do século 21. Suas orientações sobre mercado de trabalho, por exemplo, revelam-se surpreendentemente atuais, assim como o modo de montar um currículo e a fórmula de "como conseguir exatamente o cargo desejado" numa empresa.

Mais Tempo, Mais Dinheiro (foto 4)

Autores: Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi

Esse é um ótimo livro para quem precisa (ou quer) melhorar seu uso do tempo e do dinheiro. O interessante da obra é que ela ajuda a identificar em que estágio o leitor está – em decadência, estável ou em ascendência. Também dá pistas sobre como sair de uma eventual espiral negativa, aproveitar melhor a vida, escolher e fazer o mais importante, e usar melhor os recursos financeiros. Nesse quesito, ensinam os autores, há dois caminhos: ganhar mais ou guardar mais/aplicar melhor. Barbosa e Cerbasi dão dicas práticas de como melhorar nos dois aspectos e evidenciam como dinheiro e tempo são muito interligados.

A Magia da Pixar (foto 5)

Autor: David A. PriceO livro é a primeira "biografia não oficial" sobre a Pixar. Existe o To Infinity and Beyond, lançado em 2007, mas que foi produzido pela própria empresa de animação, responsável pelos sucessos de Toy Story, Monstros S.A. e Wall-E. Além de mostrar o quanto a Pixar repaginou a Disney (a empresa comprou a Pixar em 2006), um dos aspectos mais marcantes do livro é revelar que inovação não surge de uma hora para outra. Antes de ser a premiada produtora de cinema, a empresa chegou a ser uma companhia de hardware.

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