O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participa nesta segunda-feira da abertura do "Fórum Nacional - Sistemas de Garantias de Crédito", em São Paulo. O evento, que é promovido pelo Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Sebrae, tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco do Brasil.
O fórum, que se realiza nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, terá palestras e debates com diretores do BC, da Febraban, representantes de bancos públicos e privados, associações empresariais e de órgãos do governo federal e do Sistema Sebrae.
O objetivo do evento, segundo os organizadores, é gerar informações para implantar um sistema de garantias de crédito no Brasil, tendo como referência os Confidis - entidades que apóiam a obtenção de crédito por parte de pequenas e médias empresas e operam na região do Vêneto, na Itália - e as Sociedades de Garantias Recíprocas (SGR), existentes na Espanha, Argentina e outros países da América Latina. A expectativa dos organizadores é que esses sistemas de garantias de crédito sejam incorporados em médio prazo no âmbito das reformas microeconômicas do governo federal.