Os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) concluem no máximo nesta segunda-feira pela manhã o rastreamento de todos os animais vindos do Mato Grosso do Sul nos últimos meses. Neste domingo à noite o trabalho já estava bem adiantado no plantão mantido pela secretaria.
A preocupação dos técnicos ficou maior depois que viram, no Globo Rural deste domingo, a informação de que o foco da doença no mato Grosso do Sul é anterior ao detectado na Fazenda Vezozzo. Pelo menos um mês antes disso, no município de Japurã, alguns animais já estavam com os sintomas da doença, mas nada foi informado porque os proprietários não sabiam do que se tratava e haviam vacinado o gado contra a aftosa.
A Seab colocou no site oficial do governo um espaço chamado "Alerta Aftosa" em que oferece informações sobre a aftosa. Técnicos também estão à disposição para informações por telefone, no número 41 3313-4063. No plantão do fim de semana, o maior número de ligações ocorreu no sábado, depois das confirmações de possíveis focos no estado. Neste domingo, apenas uma telefonema em todo o dia.