Uma boa notícia para aqueles que pretendem fazer um mestrado em Contabilidade. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) passa a oferecer, a partir deste ano, o primeiro - e único - mestrado em Contabilidade do estado do Paraná.
Atualmente, em todo o País, são 12 programas de stricto senso em Contabilidade reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destes, um doutorado e 11 mestrados - 10 acadêmicos e um profissionalizante.
"Os interessados eram obrigados a ir para São Paulo, Porto Alegre ou para o Rio de Janeiro para cursarem a pós-graduação. A partir de agora, os alunos passam a ter a opção de cursar aqui na capital paranaense", conta o professor Lauro Brito de Almeida, coordenador do curso, que tem início em 2 de agosto.
O processo seletivo dos candidatos acontece nos meses de maio e junho. Em maio serão realizadas as inscrições e em junho haverá duas etapas de seleção. A primeira com prova com conteúdos de Contabilidade Societária, Contabilidade de Custos, Finanças Corporativas e prova de Redação. Na segunda etapa acontecem entrevista e análise curricular. Os aprovados farão matrícula no início do mês de julho.
RecomendadoSegundo Almeida, o mestrado em Contabilidade foi recomendado em dezembro de 2004 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "A recomendação da Capes é o coroamento de um trabalho árduo de professores do Departamento de Contabilidade da UFPR que vêm, há vários anos, se dedicando à pós-graduação".
O novo mestrado contará com a participação de professores de outros Departamentos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR e de Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. A Federal pretende que o curso seja de excelência para o Sul do País, atuando com padrões na produção científica e formando mestres em Contabilidade para atuarem como docentes, pesquisadores ou como profissionais altamente qualificados na área de Contabilidade. "Nesta primeira edição do curso teremos em média 12 professores. Todos doutores em Contabilidade", explica o coordenador.
O curso, que ofertará apenas 16 vagas, terá disciplinas obrigatórias comuns e disciplinas obrigatórias por linhas de pesquisa. Ao todo, o aluno deve cumprir 27 créditos, ou seja, cursar nove disciplinas. A dissertação de mestrado vale nove créditos, totalizando 36. A duração para cursar as disciplinas, escrever a dissertação de mestrado, exame de qualificação e defesa final é de 24 meses.
O mestrado será ofertado de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã ou tarde. O público-alvo será formado não apenas por graduados em Ciências Contábeis mas outros profissionais de áreas afins.
MercadoComo existem pouquíssimos professores titulados em Contabilidade, o coordenador afirma que o mercado de trabalho é altamente promissor. Ele lembra que, segundo o Censo do Inep de 2002 - última estatística realizada - existem no Brasil 641 cursos de graduação em Ciências Contábeis. Só no Paraná são 59 cursos. "Há uma grande demanda reprimida por bons profissionais e, sobretudo, por professores em Contabilidade justamente para esses cursos que precisam ter um número mínimo de mestres titulados".
Serviço: Mestrado Acadêmico em Contabilidade da UFPR. Inscrições para o teste seletivo: entre os dias 02 e 31 de maio, na Secretaria de Pós-Graduação Contábeis, Prédio de Ciências Sociais Aplicadas, Campus 3, Jardim Botânico, em Curitiba. Horário: das 14 às 18 horas. Início das aulas: 02 de agosto de 2005. Informações por e-mail: mestradocontabeis@ufpr.br