Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maria Christina de Andrade Vieira

Pela empresa ou por mim?

Muitas pessoas participam de palestras, cursos e treinamentos oferecidos pelas empresas com ar de enfado e sentimento de obrigatoriedade. Ficam alheios, indiferentes e não prestam atenção, pelo contrário, deixam o tempo e a vida passarem...

Poderiam olhar cada uma dessas ofertas como possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Existem muitas empresas que não investem no desenvolvimento de seus colaboradores. Extraem deles tudo que podem usufruir e, muitas vezes, depois disso demitem-nos. Exatamente na hora em que eles pensam que vão ter aumento ou crescer!

A vida nos traz inúmeras surpresas e nunca se sabe como, onde e quando poderemos usar aquilo que aprendemos. Esse conhecimento absorvido em diversas fontes se mostra necessário quando menos se espera. Das coisas banais e corriqueiras às mais complexas. Nada deve ser desprezado, do pescador ao colono da fazenda, todos têm sabedorias para transmitir. É surpreendente como em certas ocasiões se extraem coisas da memória. E como são preciosas! B. Disraeli escreveu: "O homem não é produto das circunstâncias. As circunstâncias são produtos do homem". Vale a pena aproveitar o tempo e não deixar fugir nenhuma oportunidade de ampliar horizontes.

Essas pessoas poderiam pensar o oposto: "Que bom que esta empresa na qual estou trabalhando neste momento me oferece isto!" Assim pensam aqueles que fazem de cada ação uma oportunidade e engrandecem, pois estão sempre abertos e disponíveis.Encara-se uma empresa como o local que se escolheu para trabalhar - sim, cada um deve optar pelo que deseja fazer e onde quer estar. Qual a imagem de sua empresa?

E qual a sua imagem? Estar fechado desconsiderando possibilidades é o olhar do pessimista, daquele que não sai do lugar, reclama de tudo e ainda culpa os outros. J. Kennedy dizia: "O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento".Cada um é responsável pela atmosfera que cria à sua volta e por aquilo que constrói para si mesmo.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.