Uma pesquisa da empresa americana Return Path com os principais provedores de correio eletrônico do mundo mostrou que 21% dos e-mails legítimos enviados no primeiro semestre deste ano não chegaram a seus destinatários. O levantamento desconsidera mensagens indevidas, como vírus e publicidade. Isso significa que um em cada cinco e-mails se perdem na rede ou caem indevidamente na lixeira eletrônica junto com spams.
É muito, mas já foi pior. No ano passado, a taxa de desvio ficou em 22%, contra 18,7% em 2003 e 15,0% em 2002.
O Gmail empata com a Excite na pior colocação do ranking de 23 provedores de e-mail. Ambos tiveram uma taxa de desvio de 39% no primeiro semestre. MSM (33%), Hotmail (32%) e Yahoo! (30%) aparecem logo atrás. O provedor com o melhor resultado foi o Mac.com, com 8% de taxa de desvio.
O resultado apresentado pela Return Path em nível mundial está em linha com uma pesquisa nacional por amostragem divulgada nesta semana com o respaldo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
Segundo dados coletados em agosto pela Datacraft, multinacional com faturamento de US$ 2,5 bilhões e escritórios no Brasil, foram bloqueados como spams 24,9% do 1,3 milhão de e-mails monitorados por ela todos os dias no país.
Além de chatos, os spams consomem recursos importantes da infra-estrutura interna das organizações e dos seus links de comunicação, provocando lentidão nos sistemas.
Segundo o diretor de serviço da Datacraft, Ricardo Orsi, o grande problema está na propaganda não autorizada, já que apenas 0,37% dos e-mails bloqueados continham vírus ou vermes ("worms"). É um percentual pequeno, mas significa dois vírus por mês para uma pessoa que recebe 18 e-mails por dia, ou 540 por mês.
A Datacraft ressalta que quando um e-mail é barrado na estação de trabalho do usuário, ele já passou por toda a infra-estrutura do cliente e do seu link externo. Mas quando barrado em um servidor compartilhado, o consumo de recursos é bem menor.
A Return Path, especializada na venda serviços relacionados a mensagens eletrônicas, recomenda que as empresas procurem seguir os mais rígidos padrões de procedimentos com e-mail para melhorar o índice de recebimento. Segundo ela, empresas que tentam "atalhos" correm o risco de cair em listas negras.
Confira abaixo o ranking de taxa de desvio de mensagens por servidor:
Excite - 39%Gmail - 39%MSN - 33%Hotmail - 32%Yahoo! - 30%SBC - 30%NetZero - 25%Netscape - 24%Verizon - 24%Lycos - 23%Mail.com - 21%ATT - 18%Adelphia - 18%AOL - 15%Comcast - 15%BellSouth - 14%Cox - 14%Roadrunner - 14%Compuserve - 13%Cablevision - 11%Earthlink - 10%USA.net - 10%Mac.com - 8%
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião