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Maria Christina de Andrade Vieira

Pequenos detalhes que fazem a diferença na hora da contratação

Sabe-se que a refeição oferece momentos propícios para a observação do comportamento profissional, porém outros sinais revelam o modo de agir ou a atitude de uma pessoa.

Se alguns executivos ou prestadores de serviços perdem seus contratos pela postura em diversas situações do cotidiano, outros são analisados pela reação a detalhes. E isso é um forte diferencial, dá para imaginar?

Você percebe onde coloca o copinho de plástico em que toma cafezinho, se é na bandeja ou, com muita atenção e cuidado, procura a lixeira? Como você deixa o banheiro após o uso? Ao passar por um clip ou papel no chão, você os pega?

Bem, esses detalhes podem revelar muito de sua personalidade e por conseqüência, como será seu comportamento no trabalho. Por exemplo, se você é atento, cuidadoso, higiênico, respeitoso, disponível, responsável, detalhista, organizado. Ou o mesmo em outras palavras mais contundentes: relaxado, distraído, desorganizado, desrespeitoso etc.

Tenho observado como alguns sinais vitais são colhidos por presidentes de empresas ou primeiros executivos e tornam-se o elemento de decisão na escolha profissional. Chefias de qualquer natureza irritam-se com a displicência evidenciada em alguns aspirantes a cargos. Isso acontece na seleção de contratação, na definição entre dois funcionários diante de uma demissão ou o que é pior, na "rifada" por um superior diante de comportamentos supostamente banais como esses.

Se a postura é um valor agregado na vida profissional, a atitude pode definir a contratação e a possibilidade de ascensão porque a maneira de agir e reagir explicitam características da personalidade.

Quando há um papelzinho no chão, você o pega, contorna para não pisá-lo ou sequer o enxerga e passa por cima? Seriam sinais de atenção, preguiça ou desmazelo total? Pelo sim, pelo não, contratantes preferem minimizar dúvidas e riscos. Até que ponto isso pode interferir em resultados é outra história. De qualquer modo, os profissionais ampliam o leque de cuidados que devem ter em relação a seus projetos de carreira.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

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