Para evitar a correria de final de ano, o BuscaPé - site especializado em comparação de preços - preparou uma pesquisa sobre intenção de compras de Natal entre seus usuários. A análise revela que os consumidores pretendem gastar um pouco mais neste fim de ano, mesmo com os aumentos nos preços em geral.
De acordo com a pesquisa, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 537 neste Natal, contra R$ 405 do ano passado, um aumento de 33% no tíquete médio de intenção de compra. Os usuários têm maior interesses nos eletrônicos, produtos de informática, eletrodomésticos, DVDs, livros e CDs.
Segundo Daniel Cabral, gerente de produto do dite, a expectativa é de crescimento no consumo de categorias como perfumes e cosméticos, artigos esportivos, calçados, acessórios para computadores e videogames.
O BuscaPé também monitorou a atividade de comércio eletrônico junto às lojas e shoppings on-line para saber quando o consumidor começa a pensar nas compras de fim de ano. Neste estudo, foi identificado que em 2005 o aquecimento do comércio eletrônico aconteceu já na primeira semana de novembro, com um aumento de 28% na procura pelos produtos, em relação à última semana de outubro.
Em 2004, uma variação como essa só foi percebida na terceira semana de novembro, quando a procura aumentou 30%.